Japão vence Espanha e ambas seleções se classificam para as oitavas da Copa
Mesmo com derrota, Espanha avança na segunda colocação do grupo E; Alemanha é eliminada
O Japão surpreendeu novamente e, nesta quinta-feira (1º), venceu de virada a Espanha por 2 a 1 pela última rodada do grupo E da Copa do Mundo do Catar, avançando para as oitavas de final. Mesmo derrotados, os espanhóis também se classificaram para a próxima fase.
O gol da Espanha foi marcado no primeiro tempo, que foi dominado pelos europeus: Álvaro Morata, de cabeça após cruzamento de César Azpilicueta, abriu o placar aos 11 minutos.
Mas se no primeiro tempo não houve espaço para o Japão jogar, na volta do intervalo os asiáticos voltaram com tudo, marcando dois gols logo nos cinco primeiros minutos da etapa final: Ritsu Doan, de fora da área após a Espanha se complicar para sair tocando a bola na defesa, e Ao Tanaka, desviando na pequena área, marcaram.
Atrás do placar e até ficando de fora da Copa quando a Costa Rica Rica abriu 2 a 1 contra a Alemanha no outro duelo do grupo - o jogo, porém, terminou em 4 a 2 para os alemães -, os espanhóis tentaram imprimir o ritmo do primeiro tempo, mas a vantagem na posse de bola não se traduziu em chances de gols graças à defesa japonesa.
Com os placares desta quinta, o Japão terminou na liderança do grupo, com seis pontos, seguido da Espanha, com quatro pontos. A Alemanha, eliminada, também fez quatro pontos, mas ficou atrás dos espanhóis por causa do saldo de gols, enquanto a Costa Rica, outra fora do Mundial, ficou na lanterna, com três pontos.
Assim, nas oitavas, o Japão enfrenta a equipe da Croácia, enquanto a Espanha duela contra a seleção de Marrocos. A primeira partida ocorrerá na segunda-feira (5), ao 12h (horário de Brasília), e a segunda, na terça-feira (6), no mesmo horário.
Fonte: CNN