João Paulo Magalhães vence 1ª eleição no Botafogo após Era SAF

O Botafogo tem um novo presidente. Em eleição realizada nesta quinta-feira (19), na sede de General Severiano, João Paulo Magalhães foi eleito mandatário do clube pelos próximos quatro anos, com 573 votos

João Paulo Magalhães vence 1ª eleição no Botafogo após Era SAF
Reprodução/Redes Sociais

Esse foi o primeiro pleito do Alvinegro após a implementação da SAF — John Textor adquiriu 90% das ações em operação concluída em 2022.

A chapa "Os escolhidos" tem como vice André Silva, nome conhecido da torcida alvinegra. Ele foi vice de Futebol do clube entre 2009 e 2012. O mandato é de quatro anos, sem previsão de reeleição.

Vinicius Assumpção, que encabeçou a chapa "Orgulho Alvinegro", teve 399 votos. O pleito contou apenas com duas candidaturas. A eleição ainda teve 10 votos nulos e cinco brancos.

Esta eleição do Glorioso teve uma curiosidade. João Paulo teve o apoio de Durcesio Mello e foi o candidato da situação, mesmo tendo como oponente o então vice-presidente de Durcesio. O caso foi fruto de uma ruptura de ideias no decorrer do mandato.

João Paulo é empresário e membro da tradicional família Magalhães Lins — filho do ex-banqueiro José Luiz Magalhães Lins, que durante anos comandou o Banco Nacional, e de Nininha Nabuco, descendente de Joaquim Nabuco. Ele é figura célebre no futebol carioca nos últimos anos: esteve à frente da administração do Boavista, de Saquarema, e se afastou para avançar com a candidatura no Botafogo.

O Boavista, em 2004, passou a ser gerido por ele e seu irmão José Luca, que morreu em 2012, vítima de um câncer. Em 2007, o Boavista alcançou a primeira divisão estadual.

João Paulo assume o clube associativo, mas também terá cadeira no conselho da SAF, onde o Botafogo tem 10% — John Textor é dono dos outros 90%.

Fonte: Uol