Lançamento Novo Honda HR-V 2023: o que muda, equipamentos e como anda
Inicialmente disponível apenas com o motor 1.5 aspirado, SUV fica mais moderno e completo; preços apenas em agosto
Um dos queridinhos entre os SUVs compactos, o Honda HR-V sumiu das lojas há alguns meses. O motivo está aqui, a sua segunda geração nacional estava em desenvolvimento e agora é apresentada, mas ainda sem preços, que serão divulgados apenas em agosto, com a abertura da pré-venda.
O lançamento acontecerá em duas partes. Em agosto, o Honda HR-V 2023 chegará aos concessionários em duas versões com o novo motor 1.5 aspirado, o mesmo da família City, com a nomenclatura clássica da marca, EX e EXL. Em outubro, chegam as versões Advance e Touring, com o 1.5 turbo, agora flex e montado no Brasil, por uma questão de fase final de desenvolvimento.
O que mudou?
Apesar de ainda ser um fruto da mesma plataforma, o Honda HR-V muda bastante. Primeiro, a Honda aplicou novos aços e reforços estruturais, inclusive com o uso de materiais de ultra-alta resistência. São pontos chave para aumentar a resistência tanto a impactos quanto a resistência torcional, em prol de um melhor trabalho de suspensão, direção e em conforto, como a acústica.
Quando foi mostrado no exterior, esse novo HR-V até nos deu a impressão de ser maior que o anterior, tanto que se chegou a falar que ele invadiria o terreno dos médios – missão que ficará ao ZR-V, baseado no Civic. Na verdade, o HR-V tem praticamente as mesmas dimensões do anterior e tudo não passa de um golpe do design. Para não falar que ele não cresceu, as versões aspiradas têm 1 mm (sim, milímetro) a mais que o HR-V anterior, chegando aos 4.330 mm. As versões turbo, pelos para-choques exclusivos, tem 4.385 mm.
O entre-eixos é o mesmo, 2.610 mm, e a largura é de 1.790 mm. A altura da carroceria foi reduzida em 20 mm, com 1.590 mm. A mudança de visual do HR-V é a que mais impacta, com uma dianteira mais reta e faróis full-LEDs mais finos. A grade dianteira em filetes é das versões aspiradas, enquanto as turbo recebem a colmeia com um acabamento diferente na parte inferior do parachoque.
A linha de cintura está mais presente e alta, e junto com os vidros menores, passa a impressão de ser mais alto do que é. A traseira reforça o caimento da tampa como um estilo cupê, apesar da Honda não o vender como um SUV-cupê. A traseira muda bastante, com as lanternas em LEDs que se interligam com uma faixa luminosa. As lanternas tem acabamento em vermelho e fumê, com a versão Touring toda fumê.
Por dentro, o HR-V 2023 também muda tudo. Há elementos que conhecemos do novo City e pontos até do novo Civic, mas um acabamento em geral em plástico rígido, como o sedã. Mas não há elementos do anterior, trocando até mesmo maçanetas, volante, painel, controle de ar-condicionado automático e um novo volante. O anterior tinha um acabamento melhor cuidado, como o console central alto e em couro, mas o novo não desabona por isso.
No banco traseiro, a Honda manteve o Magic Seat, sistema de modularidade dos bancos. O HR-V cresce 35 mm no espaço para as pernas e aumenta o ângulo do encosto traseiro, aumentando o conforto. A saída de ar-condicionado para a segunda fileira é item de série em todas as versões. Na dianteira, os bancos recebem estabilizador corporal e aumento de 10 mm na altura para o motorista. O porta-malas tem 354 litros, ante os 437 litros do anterior.
Motorização e suspensão
O Honda HR-V 2023 terá duas motorizações. Em agosto, será apresentado com o motor 1.5 aspirado, com 126 cv e 15,5/15,8 kgfm, e em outubro as versões com o 1.5 turboflex, que ainda não teve seus números divulgados pela marca - segundo ela, por estar em processo final de testes e homologação. Todas estarão com uma nova geração do câmbio CVT com simulação de 7 marchas.
Como o 1.5 turbo ainda está em processo de homologação, a Honda divulgou somente o consumo da versão aspirada. Veja a tabela de consumo do Honda HR-V 2023 abaixo:
GASOLINA | ETANOL | |
CIDADE | 12,7 km/litro | 8,8 km/litro |
ESTRADA | 13,9 km/litro |
9,8 km/litro |
O motor 1.5 é o mesmo do City, com variador de fase na admissão e injeção direta de combustível. Mas existem ajustes específicos para o HR-V pelo seu maior peso e porte, como resposta de acelerador e transmissão. Em um rápido contato ao volante, ele anda na mesma tocada do antigo 1.8, principalmente pela ajuda do câmbio CVT - a diferença de potência é de 14 cv, mas de torque é de apenas 1,6 kgfm. A Honda não divulga a aceleração 0 a 100 km/h, mas a velocidade máxima é de 185 km/h.
A estrutura da suspensão se mantém McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Mas molas, amortecedores, barras e buchas foram trabalhadas para dar maior conforto. Com a ajuda da estrutura reforçada, é mais confortável que a geração anterior mesmo depois da reestilização. É equilibrada e se destaca nesse ponto, com aumento do curso no amortecedor traseiro e direção elétrica recalibrada com novos pontos de fixação.
Equipamentos, mas sem preços (ainda)
Veja a lista de equipamentos de cada versão do Honda HR-V 2023. Preços serão divulgados apenas no lançamento de cada uma, agosto para as EX e EXL, e outubro para a Advance e Touring. E não, não há teto-solar em nenhuma delas, segundo a Honda, decisão tomada após pesquisas de mercado.
Honda HR-V 2023 1.5 EX Honda Sensing: Honda Sensing (piloto automático adaptativo com low speed follow, frenagem de emergência automática, assistente de permanência em faixa e farol alto automático), controle de tração e estabilidade, assistente de subida e descida de rampas, freio de estacionamento automático com autohold, 6 airbags, câmera de ré, alerta de pressão de pneus, câmera no retrovisor direito para mitigar ponto-cego, faróis em LEDs com luzes diurnas, lanternas em LEDs, acendimento automático dos faróis, rebatimento elétrico dos retrovisores externos.
E mais: rodas de 17", coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado automático de 1 zona com saídas traseiras, botão de partida, sistema multimídia com tela de 8" e Apple CarPlay/Android Auto sem fios, painel com computador de bordo de 4,2" e modo de condução ECO.
Honda HR-V 2023 1.5 EXL Honda Sensing: EX + faróis de neblina em LEDs, chave presencial para abertura de portas, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro com apoio de braços, retrovisor interno fotocrômico e volante com aletas para troca de marchas e bancos em couro.
Honda HR-V 2023 1.5T Advance: EXL + motor 1.5 turbo, carregador por indução, painel com tela de 7", ar-condicionado de duas zonas, modo Sport, grade e parachoques esportivos, ponteira dupla de escapamento, sensor de estacionamento dianteiro, aplicativo de conectividade My Honda Connect e sensor de chuva.
Honda HR-V 2023 1.5T Touring: Advance + banco do motorista com ajustes elétricos, molduras da carroceria em preto brilhante, partida remota do motor e abertura e fechamento automático do porta-malas com sensor de aproximação.
A Honda diz que o HR-V nas versões aspiradas estará alinhado com os valores do SUVs compactos, enquanto as com motorização turbo poderão brigar até com as versões de entrada dos SUVs médios. Ou seja, podemos esperar preços entre R$ 140 mil e cerca de R$ 180 mil ou mais.
Fonte: Motor1/Uol