Lula chega ao Reino Unido para coroação de Charles; veja como será a cerimônia

Antes de participar da programação da coroação de Charles III, Lula vai se encontrar o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak

Lula chega ao Reino Unido para coroação de Charles; veja como será a cerimônia
Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Londres, no Reino Unido, no começo da manhã desta sexta-feira (5/5). O mandatário da República participará da coroação do rei Charles III, no sábado (6/5).

Além da cerimônia solene, a agenda de Lula inclui reunião com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, às 16h (12h em Brasília). Os líderes discutirão temas como guerra na Ucrânia, mudanças climáticas, comércio bilateral e tributação.

Após o encontro, Lula seguirá para o Palácio de Buckingham, onde será recepcionado em um jantar com a presença de outras autoridades convidadas para a coroação de Charles III.

A coroação do rei está marcada para as 10h de sábado (6/5). Charles III será coroado junto de Camilla, sua esposa e rainha consorte. O rei optou por uma cerimônia menor, mais curta e mais diversificada do que a anterior, realizada para a mãe, em 1953. Os convites foram enviados para cerca de 2 mil pessoas.

Confira aqui a programação completa da coroação:

Sábado

2h

Iniciam as celebrações formais. Haverá uma procissão com cerca de 200 oficiais das Forças Armadas britânicas. Grande parte do grupo é composto pelo Regimento Montado da Cavalaria Doméstica. A trupe sairá do Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster, onde ocorrerá a solenidade religiosa.

Foto colorida do interior de uma igreja clássica e monumental - MetrópolesClique do interior da Abadia de Westminster

5h30

Chegada dos convidados à majestosa igreja. Para saber quem estará na Abadia de Westminster e assistirá de perto à cerimônia, leia todos os detalhes na seguinte reportagem: Veja quais reis e presidentes prestigiarão a coroação de Charles III. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma das autoridades confirmadas no evento.

6h20

Charles sairá do Palácio de Buckingham, sede da monarquia britânica, em direção à Abadia de Westminster. A bordo de uma emblemática carruagem, ele estará acompanhado da esposa, a rainha consorte Camilla. O trajeto a ser feito pelo casal soma 2,3 quilômetros. Estima-se que a dupla chegue ao templo minutos antes de o relógio marcar 7h.

Foto colorida de homem idoso, branco, com terno risca de giz abraço a uma mulher branca, idosa e com vestido azul. Eles estão em uma sala com detalhes dourados - MetrópolesFotografia do rei e da rainha consorte, tirada no mês passado, na sala de estar azul do Palácio de Buckingham

7h

Seguindo a pontualidade britânica, a cerimônia religiosa começará às 7h. Charles e Camilla entrará na igreja pela Grande Porta Oeste. Juntos, os dois seguirão pela nave até chegarem ao espaço central da abadia. Segundo noticiou a imprensa britânica, o culto deverá durar duas horas. A solenidade será conduzida pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder da Comunhão Anglicana.

A cerimônia é dividida em cinco partes: reconhecimento, juramento, unção, investidura e entronização. Conforme o protocolo descrito pelo Royal Collection Trust, a parte mais sagrada é a unção do rei. O arcebispo será o responsável por derramar o óleo do crisma, consagrado em Jerusalém, em uma colher especial para ungir o soberano nas mãos, no peito e na cabeça.

Foto colorida de dois homens idosos se cumprimentando em uma sala de estar com decoração antiga. Um dos homem é padre - MetrópolesRei Charles e o arcebispo de Canterbury, Justin Welby. O clérigo conduzirá a cerimônia religiosa

O momento da bênção fica escondido, “tampado” por um dossel. Ao término do rito protagonizado pelo rei, iniciam-se as formalidades com Camilla. Ao contrário do marido, ela não precisará fazer o juramento. Após a cerimônia, a esposa de Charles passará a ser chamada de rainha, sem o termo consorte.

9h

Finalizados os protocolos religiosos na igreja, Charles e Camilla retornam ao Palácio de Buckingham em uma carruagem histórica, de 260 anos. Enquanto o monarca vai à frente, outros integrantes da dinastia Windsor surgem atrás, a exemplo do príncipe William e de sua esposa, Kate Middleton, com os três filhos, George, Charlotte e Louis. As crianças são netas do soberano.

Foto colorida de três crianças branca e loiras acenando e com cara triste - MetrópolesAs crianças a caminho do Palácio de Buckingham

10h30

Oficialmente coroado do Reino Unido, o rei Charles e a rainha Camilla aparecerão na varanda do Palácio de Buckingham para o tradicional momento de aceno aos súditos. Milhares de pessoas são esperadas na propriedade real. O gesto encerra os eventos solenes do dia, assim como foi no Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, em junho do ano passado.

Domingo

8h

No domingo (7/5), o Reino Unido estará em festa; por essa razão, os britânicos são convidados a participar do Grande Almoço da Coroação. A pedido do rei, a população é chamada a compartilhar alimentos e companhia, como atitude de celebração e amizade. De acordo com o Palácio de Buckingham, Charles e Camilla elegeram uma quiche de inspiração francesa como prato para marcar a comemoração.

Jubileu de platina da rainha Elizabeth II 2022 - terceiro diaMembros do público se reúnem no The Mall antes da Platinum Party no Palace, em 4 de junho de 2022, em várias cidades, Reino Unido

15h

Para festejar o histórico momento da monarquia, um concerto ocorrerá no Castelo de Windsor. Entre os nomes confirmados para o palco do espetáculo, estão: Lionel Richie, Andrea Bocelli, Katy Perry e as irmãs Kylie e Dannii Minogue. Haverá uma apresentação do Coral da Coroação, formado por grupos comunitários, refugiados, cantores LGBTQIA+ e pessoas com a deficiência auditiva.

Conforme anunciou a revista estadunidense Variety, o personagem Ursinho Pooh, o ator Tom Cruise e a cantora Nicole Scherzinger, do grupo Pussycat Dolls, farão parte do concerto em homenagem ao rei Charles.

Segunda-feira

Será feriado no Reino Unido na segunda-feira (8/5), mas uma súplica do rei Charles é que os britânicos se dediquem ao The Big Help Out (A Grande Ajuda, em tradução livre). Como esteve envolvido em diversas ações do serviço público, o soberano propõe que a população ajude pessoas em situação de vulnerabilidade social com atividades de voluntariado.

Foto colorida de um homem idoso e branco ao lado de um homem e uma mulher negros. Eles conversam e estão ao lado de um grupo de pessoas - MetrópolesRei Charles se encontrou com Lionel Richie e Lisa Parigi nessa terça-feira (3/5)

Fonte: Metrópoles