Lula visita Amazonas e anuncia plano de ajuda emergencial contra a seca

De acordo com o Sistema de Monitoramento de Secas, a maior parte do Amazonas está em situação de ‘seca extrema’, com áreas de ‘seca grave’.

Lula visita Amazonas e anuncia plano de ajuda emergencial contra a seca
Reprodução

No Amazonas, o presidente Lula anunciou um plano de ajuda emergencial contra a seca.

Acompanhado por uma comitiva de ministros, Lula sobrevoou áreas afetadas pela seca. Em Manaquiri, na Região Metropolitana de Manaus, o presidente visitou uma comunidade indígena e anunciou a retomada das obras de recuperação da BR-319, única ligação rodoviária entre Manaus e Porto Velho, em Rondônia. Há quase 30 anos, é impossível trafegar, especialmente no chamado Trecho do Meio.

"Nós não podemos deixar duas capitais isoladas e vamos fazer isso com a maior responsabilidade, governador. E queremos construir uma parceria de verdade”, disse Lula.

Na sequência, Lula sobrevoou o município de Tefé e visitou as comunidades São Sebastião do Curimatá e Campo Novo, no município de Alvarães. O governo federal levou para o Amazonas 150 filtros para garantir água tratada nas comunidades mais distantes no estado.

De acordo com o Sistema de Monitoramento de Secas, a maior parte do Amazonas está em situação de "seca extrema", com áreas de "seca grave". O monitoramento da Defesa Civil mostra que, em setembro, o nível de água do Rio Negro desceu dois metros em apenas nove dias. Além disso, o estado enfrenta queimadas em várias regiões, provocando ondas de fumaça que se espalham pelo país.

Diante do quadro, o presidente Lula se reuniu, em Manaus, com prefeitos para apresentar um plano de ajuda emergencial. O governo federal reconheceu a situação de emergência por causa da estiagem em 21 dos 62 municípios do Amazonas. A medida permite a liberação rápida de recursos e apoio às ações.

Uma das obras emergenciais é a dragagem de trechos dos rios Amazonas e Solimões, no valor de R$ 500 milhões. O dinheiro tinha sido anunciado em junho, mas até agora os trabalhos não começaram. O governo também vai antecipar o pagamento do Bolsa Família no estado.

O governador Wilson Lima, do União Brasil, pediu rapidez na reconstrução da BR-319 e disse que o estado está pronto para dar as contrapartidas ambientais no processo.

Fonte: Jornal Nacional