Manaus abre vacinação contra influenza nesta segunda (13)
Meta é vacinar mais de 500 mil pessoas, na capital. Município também dá início à multivacinação infantil.
Manaus abre a vacinação contra influenza nesta segunda-feira (13). A meta é vacinar mais de 500 mil pessoas.
A vacina estará disponível até o dia 15 de dezembro para 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:
- crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
- gestantes;
- puérperas (até 45 dias após o parto);
- indígenas, a partir dos 6 meses de idade;
- idosos com 60 anos ou mais;
- trabalhadores da saúde; e
- professores do ensino básico e superior.
Os demais grupos prioritários incluem pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.
Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacina utilizada na ação é a Influenza trivalente. "A aplicação do imunizante previne complicações e óbitos decorrentes da Influenza, bem como ajuda a reduzir a circulação do vírus entre a população", informou.
De acordo com a prefeitura, este é o primeiro ano em que a vacinação contra a influenza é realizada no segundo semestre do ano na Região Norte. "A mudança no calendário anual do Ministério da Saúde atende a uma antiga reivindicação dos Estados desta região, que vivem o período de chuvas e umidade, com maior risco de transmissão da gripe, entre os meses de novembro e abril, ao contrário das demais regiões do país", afirmou o Município.