Morre Antônio Barros, compositor de ‘Homem com H’, ‘Bate coração’, ‘Por debaixo dos panos’ e ‘Procurando tu’

Mestre do forró, paraibano tinha 95 anos e foi gravado por Ney Matogrosso, Elba Ramalho e Fagner

Morre Antônio Barros, compositor de ‘Homem com H’, ‘Bate coração’, ‘Por debaixo dos panos’ e ‘Procurando tu’
O compositor Antônio Barros — Foto: Reprodução do Instagram

Morreu na manhã deste domingo (6), aos 95 anos, o cantor e compositor Antônio Barros, conhecido por sua parceria com a esposa Cecéu. Ele estava internado em um hospital particular de João Pessoa, lutando contra a doença de Parkinson, que dificultava sua alimentação e mobilidade. A notícia foi dada por sua família, em publicação nas suas redes sociais.

Paraibano de Queimadas, Barros compôs compôs com Cecéu vários sucessos do forró que ganharam o mundo nas vozes de Ney Matogrosso ("Homem com H, que anteriormente tinha sido hit do Trio do Nordeste, e "Por debaixo dos panos"), Elba Ramalho ("Bate coração"), Trio Nordestino ("Procurando tu"), Fagner, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, entre outros artistas. A dupla tem mais de 700 músicas.

Nascido em 1930, Antônio Barros começou a compor na década de 1950. Após se mudar para Campina Grande, 20 anos depois, ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu. Ele a convidou para, juntos, se mudarem para o Rio de Janeiro (onde foi acolhido por Jackson do Pandeiro) e foi então que começou a parceria.

A dupla chegou a gravar um disco de música romântica, como Tony e Mary, mas foi no forró que emplacou um sucesso atrás do outro, como "Homem com H". Luiz Gonzaga, Marinês, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Alcione, entre tantos outros, gravaram músicas da dupla.

Em 2021 uma lei de autoria da então deputada estadual Estela Bezerra reconheceu a obra dos casal como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba. “[Antônio Barros e Cecéu] são a própria essência do povo nordestino. Suas composições atravessam as gerações como a melhor expressão da nossa gente, da nossa terra e do nosso espírito paraibano e nordestino”, declarou a deputada.

No Instagram, Elba Ramalho lamentou a partida do compositor: "Ícone!!! Grande perda. Deus o guarde com carinho poeta!!! Obrigada pelos forrós!!"

Por: O Globo