Morre aos 71 anos João Cury, famoso discotecário amazonense
Principal representante do estilo flashback na cidade e com mais de quatro décadas dedicadas à música, Cury faleceu vítima de um infarto
Morreu na manhã desta sexta-feira (16), em Manaus, aos 71 anos, João Cury, famoso discotecário amazonense que embalou as noites manauaras nos anos 70 e 80. Principal representante do estilo flashback na cidade e com mais de quatro décadas dedicadas à música, Cury faleceu vítima de um infarto.
Nascido em Manaus, no dia 19 de dezembro de 1952, João Cury não gostava de ser chamado de DJ, preferia o termo discotecário. Ele começou a tocar em casas noturnas de Manaus em meados de 1977, em boates como Ideal Clube, Sheik, SulAmérica e São Raimundo.
Na época, João costumava contar que não tinha mixador. Ele usava um amplificador com entradas de fono 1 e 2, onde conectava dois toca-discos. Sem pré-escuta e sem fones de ouvido, ele tinha que calcular mentalmente a hora em que a música ia acabar para tirar do fono 1 e colocar no fono 2, o que exigia muita habilidade e experiência.
João Cury também foi radialista, com passagens pela Rádio A Crítica, Rádio Novidade (MIX) e Rádio Diário.
Fonte: Acrítica