Mulher morre após ser atingida por raio em acampamento no interior do Amazonas

Ao todo, cinco pessoas foram atingidas pela descarga elétrica durante um temporal que atingiu o município de Novo Airão, na noite de sábado (12).

Mulher morre após ser atingida por raio em acampamento no interior do Amazonas
Família de vendedor amanheceu no IML de Manaus — Foto: Ive Rylo/G1 Amazonas

Uma mulher identificada como Nayra Hélida Mendes de Mendonça, morreu após ser atingida por uma descarga elétrica no município de Novo Airão, interior do Amazonas, no sábado (12). O acidente aconteceu durante um passeio turístico pela região enquanto a vítima e outras pessoas acampavam em uma praia localizada na cidade.

A descarga elétrica também atingiu outras quatro pessoas que precisaram de atendimento médico. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

A empresa de turismo responsável pelo passeio informou que o grupo, composto por cinco pessoas, enfrentou uma tempestade, na noite de sábado (12), e um raio caiu próximo ao local onde tinham montado acampamento. A vítima, identificada como Nayra Hélida Mendes de Mendonça, o guia e outras três pessoas foram atingidos.

A mulher chegou a ser socorrida e levada de lancha para o hospital de Novo Airão, mas não resistiu aos ferimentos.

"Os primeiros socorros foram prestados imediatamente. Infelizmente mesmo após os atendimentos, foi constatado um óbito no hospital”, declarou a empresa em nota.

Após o acidente, a atividade do acampamento foi interrompida e os demais participantes retornaram para suas casas na madrugada do domingo (13).

O corpo da vítima foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) que irá conduzir as investigações para definir a causa da morte.

Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 2018 a 2022, houve 590 milhões descargas atmosféricas no país, uma média de 118 milhões por ano. Ao longo desse cinco anos, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul foram os estados com maior número absoluto de ocorrências de raios.

Fonte: G1