Musk já demite no Twitter; brasileira relata 'clima de luto'
E-mail da empresa dizia que demissões começariam às 13h no horário de Brasília, mas brasileira relata comunicado de desligamento às 4h48. A meta é cortar 3,7 mil dos 7,5 mil empregados; alguns já se manifestaram no LinkedIn.
'Com o coração partido e pleno ao memso tempo', disse o vice-presidente James Loduca — Foto: Reprodução/ LinkedIn
No dia em que o bilionário Elon Musk dará início a um processo de demissão em massa no Twitter, funcionários cortados da empresa usaram o LinkedIn para lamentar a saída e buscar por novas oportunidades profissionais.
Uma brasileira que trabalhava na plataforma e que também acabou cortada da empresa descreveu a experiência ao g1.
"Eu fui pega de surpresa mesmo, voltei ontem do feriado, entrei na reunião de equipe e o clima era total de luto."
A ex-tweep (modo ao qual os funcionários do Twitter se identificam) não quis se identificar por medo de represálias. Segundo ela, os funcionários descobriram as mudanças implementadas por Musk acompanhando os noticiários.
"Basicamente tudo que a gente sabia sobre a gestão do Elon vinha primeiro dos jornais e depois de muito tempo em um comunicado interno. Era até engraçado perguntarem para gente o que estava acontecendo, porque era muito mais provável que os jornalistas de fora descobririam antes da gente".
No seu último dia da empresa, a brasileira disse que, às 21h da quinta-feira, recebeu um e-mail notificando de que haveria demissões e que os funcionários escolhidos seriam avisados. Por volta da meia-noite, ela percebeu que tinha perdido o acesso ao e-mail da empresa e às 4h48 recebeu um e-mail em sua conta pessoal oficializando a demissão.
O g1 entrou em contato com o Twitter, mas a empresa não enviou um posicionamento até a última atualização desta reportagem.
Funcionários de outros países se manifestaram nas redes sociais sobre as demissões.
"É possível um coração estar partido e pleno ao mesmo tempo?", disse em mensagem no LinkedIn o vice-presidente de diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade, James Loduca.
"Foi um privilégio liderar um time dos sonhos no Twitter, trabalhando juntos para criar a companhia de tecnologia mais inclusiva, diversa, igualitária e acessível do mundo. Estou agradecido para sempre. Tweeps, criamos um relâmpago em uma garrafa - nada, nem ninguém mudará isso", publicou.
'Enquanto imigrante trabalhando nos Estados Unidos, não tenho tempo para olhar para trás', afirmou o especialista em Marketing, Nick Watanabe — Foto: Reprodução/ LinkedIn
Alguns foram mais diretos na busca de novos empregos:
"Encerrando minha jornada de oito anos e meio no Twitter. Enquanto imigrante trabalhando nos Estados Unidos, não tenho tempo para olhar para trás. Estou procurando um novo papel com urgência e agradeceria se pudesse me ajudar. Agradeço antecipadamente por qualquer conexão, conselho ou oportunidade que possa oferecer", afirmou o especialista em Marketing, Nick Watanabe.
A estrategista criativa Janeth Vázquez também foi objetiva: 'Deem uma olhada em minha página no Linkedin' — Foto: Reprodução/ LinkedIn
A estrategista criativa Janeth Vázquez Angulo também foi objetiva:
"Quero anunciar que ofereço meus serviços no LinkedIn. Dê uma olhada na minha página de serviços de Estratégia de Conteúdo, Marketing de Conteúdo, Marketing de Marca, marketing de Redes Sociais, Marketing Digital e Publicidade".
'Ninguém gosta de se sentir como apenas mais uma engrenagem', comparou o designer de Produto Phillip Lee — Foto: Reprodução/ LinkedIn
Outros lamentaram e criticaram o corte de funcionários por meio de metáforas.
"Muita coisa acontecendo no Twitter. São negócios – entendemos isso. O local de trabalho pode ser assim: impessoal, seco, frio. Mas às vezes machuca. Às vezes você se sente apenas mais uma engrenagem na máquina corporativa que faz dinheiro. As coisas são o que são. Mas acho que ninguém se sente animado em ser apenas mais uma engrenagem", comparou o designer de produto, Phillip Lee.
Ele continua:
"Mas às vezes, o local de trabalho pode ser diferente. Às vezes pode se parecer com uma festa, com jantar ao lado de velhos amigos, os quais você não vê há muito tempo. Brindando com cada um deles por sobreviver por mais um dia e os abraçando após uma longa noite. Adoro ver cada um dos Tweeps ajudando uns aos outros dentro do Twitter. Às vezes, crises podem mostrar o melhor de cada um de nós. O lado mais humano de cada um. Obrigado pelo amor".
Profissionais da empresa e recrutadores externos também manifestaram solidariedade aos colaboradores demitidos. Alguns se colocaram à disposição para fazer recomendações.
Aviso por e-mail
Uma semana depois de comprar o Twitter, o bilionário Elon Musk começa uma demissão em massa na rede social.
Os cerca de 7,5 mil funcionários vão descobrir nesta sexta-feira (4) quem sai e quem fica.
A partir das 13h desta sexta, horário de Brasília, quem for demitido do Twitter vai receber o aviso pelo e-mail pessoal. Os que continuarem na empresa serão notificados pelo e-mail de trabalho.
Para garantir a segurança dos funcionários e dos dados e sistemas da empresa, os escritórios do Twitter serão fechados temporariamente e as credenciais de acesso de todos serão suspensas.
Elon musk pretende cortar até 3,7 mil empregos pra reduzir até US$ 1 bilhão em custos.
Um grupo de funcionários entrou com uma ação coletiva contra a empresa nesta quinta-feira (3), alegando terem começado um processo de demissão em massa sem o aviso prévio de 60 dias, violando leis trabalhistas federais e do Estado da Califórnia.
Na semana passada, Musk já havia demitido funcionários do alto escalão, como o diretor-executivo -- cargo que ele mesmo assumiu por enquanto -- e o diretor-financeiro.
O bilionário está redesenhando a estrutura empresa. Ele sustenta que vai defender a liberdade de expressão na rede social, mas ainda não deu muitos detalhes sobre como fará isso.
Fonte: G1