Navio da BYD chega ao Brasil com mais de 5 mil carros de uma vez
Dentre os 5.459 veículos eletrificados trazidos ao Brasil pelo Explorer No.1 BYD, estão unidades do sedã King, que será lançado em breve
A BYD tem planos ambiciosos para o Brasil. Poucas semanas depois de apresentar a picape Shark no México, o navio cargueiro da marca chinesa, o Explorer No.1 BYD, atracou pela primeira vez no continente americano trazendo mais de 5 mil carros elétricos e híbridos para o mercado brasileiro de uma só vez. O navio também chegou na última segunda-feira ao Porto de Suape (PE) com uma novidade: o BYD King.
Flagrado pelo Guia do Carro na última semana no Rio de Janeiro (RJ), o BYD King foi confirmado como um dos carros trazidos pelo navio pelo site Motor 1 Brasil. Ele é um sedã médio com porte um pouco maior do que o Toyota Corolla. O design é um dos destaques do King, que deve chegar ao Brasil com um sistema híbrido plug-in de 197 cv.
Na China, essa versão promete até 120 km de autonomia elétrica, além de um alcance total de 1.200 km e média de consumo na casa de 22 km/l. O novo BYD King deve chegar ao mercado brasileiro a partir do segundo semestre. Os preços também devem ser em torno de R$ 200 mil.
A chegada das primeiras unidades ainda em maio se deve à recente greve do Ibama, que tem atrasado a expedição da licença ambiental para a entrada de carros importados ao Brasil. Essa foi apenas a segunda viagem do navio da BYD, que levou 27 dias da China até o Brasil e logo irá retornar ao país de origem.
A embarcação também conta com 23 tripulantes, sendo a maioria deles da Bulgária, e tem capacidade para transportar até 7 mil veículos. Ao todo, foram 5.459 veículos trazidos para abastecer o mercado nacional. Apenas nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já emplacou mais de 25,5 mil unidades, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil).
Com isso, o Brasil é o maior mercado da marca chinesa fora da Ásia. Esse motivo também tem acelerado as obras da construção e reforma da fábrica da BYD em Camaçari (BA), onde era a antiga unidade da Ford. A montadora espera iniciar a montagem local ainda este ano, com a produção começando de fato a partir do ano que vem.
Por: Terra