“Nenhum veículo de imprensa teve acesso aos dados das caixas-pretas”, diz FAB após matéria da Globo

A FAB, por meio do CENIPA, assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo

“Nenhum veículo de imprensa teve acesso aos dados das caixas-pretas”, diz FAB após matéria da Globo
Divulgação

Após a TV Globo veicular, na quarta-feira (14), matéria em que cita fontes no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) como tendo revelado trechos do conteúdo do gravador de voz da cabine (CVR) do voo da Voepass, a Força Aérea Brasileira (FAB) foi a público refutar.

Por meio de nota pública, a FAB assegurou que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08).

“O CENIPA destaca, ainda, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944. Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente“, disseram os militares.

Confira aqui a nota

Esta não seria a primeira vez que a TV Globo, ou outros veículos de imprensa, especulam sobre as palavras dos pilotos, mas isso acontece de forma recorrente a cada novo caso. Um caso emblemático ocorreu em 1996, quando o Globo Repórter citou que as últimas palavras do piloto do voo TAM-402, que caiu no bairro do Jabaquara, em São Paulo, após a decolagem de Congonhas, teriam sido “estou livrando a escola”.

Na época, tal informação causou comoção e colocou o piloto no posto de herói. No entanto, com o passar do tempo e avanço das investigações, isso provou-se uma mentira, sendo que tais falas não constavam da caixa-preta.

Fonte: Aeroin