Novo Citroën Basalt é revelado como o SUV mais barato do Brasil

Novo SUV cupê Citroën Basalt estreia em quatro versões com preços a partir de R$ 89.990 e tem opções com motor 1.0 turbo flex de 130 cv

Novo Citroën Basalt é revelado como o SUV mais barato do Brasil
Citroën Basalt 2025 — Foto: Divulgação

Depois de meses de expectativa, a Citroën lançou nesta terça-feira, 2, o novo Basalt no Brasil. Terceiro modelo da família C-Cubed, o novo Citroën Basalt estreia em quatro versões no mercado nacional, com opções 1.0 Firefly e 1.0 turbo flex de 130 cv. Os preços partem de R$ 89.990 e o SUV cupê já pode ser encontrado nas concessionárias da marca francesa em todo o país.

Citroën Basalt 2025 tem duas opções de motores 1.0; um é aspirado e o outro é turbo — Foto: DivulgaçãoCitroën Basalt 2025 tem duas opções de motores 1.0; um é aspirado e o outro é turbo — Foto: Divulgação

“Este posicionamento extremamente competitivo mostra a importância que a Citroën dá à acessibilidade de seus produtos, democratizando uma mobilidade com estilo e conforto que até então só estava disponível em modelos superiores”, afirma Felipe Daemon, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul. Os preços do novo Basalt são os seguintes:

  • Citroën Basalt Feel: R$ 89.990
  • Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990
  • Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990
  • Citroën Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.390

Produzido em Porto Real (RJ), o novo Citroën Basalt é o terceiro modelo de uma família que inclui o C3 hatch e o SUV C3 Aircross. Todos eles são feitos sobre a plataforma modular CMP. Por fora, o design traz muito do que já foi visto com o conceito Basalt Vision, que foi revelado no início deste ano.

Na dianteira, o visual lembra o C3 Aircross. Os faróis são bipartidos, e contam com luzes diurnas em LED na parte superior. As luzes principais ficam logo abaixo. O para-choque, no entanto, conta com uma grade mais fina, e entradas de ar mais pronunciadas. Elas trazem pequenos retângulos na parte interna. Outro destaque é a nova cor Cosmo Blue.

Ela é exclusiva do novo Citroën Basalt, e faz sua estreia no mercado brasileiro. Além disso, o Basalt também conta com as cores Vermelho Rouge Ruby, Prata Artense, Cinza Grafito, Preto Perla Nera e Branco Banquise. A edição especial First Edition ainda traz exclusivamente o tom perolizado Branco Nacré. Como opcional, há pintura bitom do teto em preto.

Na lateral, as rodas são sempre de liga-leve e de 16". Na versão Shine, elas contam com acabamento diamantado, enquanto a First Edition o acabamento é na cor preta. O entre-eixos é de 2,64 m, e a carroceria adota um caimento suave do teto a partir da coluna B. Na traseira, as lanternas têm efeito 3D e são inspiradas no C4 X europeu. Na coluna C, ainda há um elemento chamado de Color Touch, que pode ser pintado em vermelho (Feel) ou dourado (Shine), dependendo da versão.

A tampa do porta-malas também conta com vincos marcantes, e um spoiler integrado. A placa fica localizada no para-choque. Também há elementos típicos de SUVs, como skid plates prateados na parte inferior dos para-choques, e apliques de plástico preto nos para-lamas e na parte inferior da carroceria. O porta-malas leva até 490 litros (padrão VDA).

Citroën Basalt 2025 tem um dos maiores porta-malas da categoria — Foto: DivulgaçãoCitroën Basalt 2025 tem um dos maiores porta-malas da categoria — Foto: Divulgação

Painel do Citroën Basalt 2025 é semelhante ao dos modelos já lançados desde 2022 — Foto: DivulgaçãoPainel do Citroën Basalt 2025 é semelhante ao dos modelos já lançados desde 2022 — Foto: Divulgação

Por dentro, o novo Citroën Basalt segue o padrão já adotado pelo C3 Aircross. O painel de instrumentos é digital e tem 7", enquanto a central multimídia de 10,1" tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Uma novidade é a estreia do ar digital, que é de série nas versões Shine e First Edition. Na versão Shine, os bancos e o volante contam com revestimento em couro sintético. Há 4 airbags e apoio de braço de série em todas as versões.

A Citroën também destaca que o novo Basalt foi desenvolvido no Brasil, com a colaboração de profissionais de outros países. A suspensão, por exemplo, possui ajuste específico para a América do Sul, assim como o sistema de ar-condicionado. Sob o capô, a versão de entrada Feel traz o motor 1.0 Firefly flex aspirado de 75 cv, sempre com câmbio manual de 5 marchas.

De acordo com o Inmetro, a versão consegue médias de até 14,6 km/l com gasolina na estrada, e possui alcance para mais de 680 km com um tanque cheio. Já as versões Feel Turbo, Shine e First Edition contam sempre com o motor 1.0 turbo flex de 125/130 cv (gasolina/etanol) e 200 Nm. 

Figurinha carimbada entre os carros da Stellantis no Brasil, o motor 1.0 turbo flex é o mesmo que já equipa os Fiat Pulse, Fastback, Strada, os Peugeot 208 e 2008, além dos Citroën C3 e C3 Aircross. Assim como em todos esses modelos, o novo Citroën Basalt turbo conta sempre com um câmbio automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas.

Já disponível em todas as concessionárias da Citroën no Brasil, o novo Basalt também pode ser equipado com mais de 30 acessórios Mopar, que não afetam a garantia. Por falar nela, o SUV cupê conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem, além de um pacote de revisões a preço fixo. As três primeiras manutenções periódicas na versão Feel 1.0 somam R$ 1.859, enquanto nos pacotes Feel e Shine Turbo o valor é de R$ 2.369.

Lista de itens de série e opcionais:

Novo Citroën Basalt Feel:

  • Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
  • Painel digital colorido de 7” customizável
  • Airbags laterais dianteiros
  • Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
  • Câmera de ré
  • Três entradas USB
  • Luzes de condução diurna (DRL) com leds
  • Seis alto-falantes
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista e volante com regulagem de altura
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
  • Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
  • Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
  • Alarme
  • Bocal do combustível com destravamento elétrico

Novo Citroën Basalt Feel Turbo 200:

  • Todos os itens da versão Feel mais:
  • Motor Turbo 200 de até 130 cv
  • Câmbio automático CVT com três modos de condução

    Novo Citroën Basalt Shine Turbo 200:
  • Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
  • Ar-condicionado digital
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
  • Faróis de neblina
  • Limitador e controlador de velocidade
  • Bancos e volante com revestimento premium
  • Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
  • Skidplate dianteiro e traseiro

Opcional:

Pintura bitom com teto Perla Nera

Novo Citroën Basalt First Edition:

  • Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
  • Logotipos First Edition
  • Faixa preta entre as lanternas
  • Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
  • Rodas de liga-leve de 16” escurecidas
  • Soleiras metalizadas
  • Pedaleiras exclusivas
  • Tapetes exclusivos
  • Pintura bitom com teto Perla Nera

Fonte: Terra/Uol