Novo Honda HR-V parte de R$ 142.500, mas preços encostam em Compass e Corolla Cross

Serão quatro configurações, mas só as duas de entrada começam a ser vendidas em agosto

Novo Honda HR-V parte de R$ 142.500, mas preços encostam em Compass e Corolla Cross
Honda HR-V 2023 - Foto: Divulgação

Depois de apresentar o novo HR-V 2023, a Honda finalmente inicia as vendas e revela as informações mais esperadas sobre o SUV compacto: os preços. O novo utilitário começa em R$ 142.500 e vai até R$ 184.500 pela versão topo de linha, Touring.

Como já dito anteriormente, a partir desta terça-feira (2), apenas as versões equipadas com motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm começam a ser comercializadas.

As duas opções mais caras e completas – dotadas do 1.5 turbo – só chegam ao mercado em outubro, mas já tiveram preços e especificações técnicas divulgadas.

Dessa forma, sem mais delongas, confira abaixo os preços e equipamentos do novo Honda HR-V 2023:

  • EX - R$ 142.500

Itens de série: faróis full-LED com acendimento automático, ar-condicionado digital, rodas de 17 polegadas, airbags laterais e de cortina, câmeras de ré e de manobra no retrovisor direito, central multimídia de 8 polegadas, partida por botão, controle de descidas e Honda Sensing (controlador de velocidade adaptativo com função de parada, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas e alerta de saída de faixa com centralização e correção no volante);

  • EXL - R$ 149.900

Itens de série: equipamentos da EX mais bancos de couro, apoio de braço traseiro, faróis de neblina, acesso por chave presencial, retrovisor eletrocrômico, sensor de estacionamento traseiro e volante revestido de couro com aletas para mudança de marcha;

  • Advance - R$ 176.800

Itens de série: equipamentos da EXL, mas com motor 1.5 turboflex. Ainda adiciona carregador de celular por indução, quadro de instrumentos parcialmente digital com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital com duas zonas, moto Sport, sensores de chuva e de estacionamento dianteiro, câmera no retrovisor direito e escapamento com saída dupla;

  • Touring - R$ 184.500

Itens de série: equipamentos da Advance mais banco do motorista com ajustes elétricos, porta-malas com abertura elétrica, partida remota do motor e molduras externas pintadas de preto.

Versões e motorizações

O HR-V 2023 será vendido em quatro versões: EX, EXL, Advance e Touring. Elas se diferenciam no visual, oferta de equipamentos e motorizações.

As duas primeiras, EX e EXL, são equipadas com o motor 1.5 aspirado que estreou no fim do ano passado no City. A unidade de quatro cilindros tem injeção direta de combustível e entrega, quando abastecida com etanol, 126 cv e 15,8 kgfm.

 Advance e Touring terão sob o capô o motor 1.5 turbo, também de quatro cilindros – o mesmo que já equipava Civic e HR-V Touring. A novidade é que o propulsor agora poderá ser abastecido com etanol. Porém, como o desenvolvimento não foi concluído a tempo, só serão lançadas em outubro. Esse motor entrega 177 cv e 24,5 kgfm.

Além dos motores, as versões do Honda HR-V 2023 também podem ser diferenciadas pelo visual. Quando o motor é aspirado, a grade dianteira superior tem uma série de filetes e a inferior traz formato de colmeia.

Grade frontal do Honda HR-V 2023 varia de acordo com a versão; EX e EXL tem a parte superior filetada — Foto: Divulgação

Grade frontal do Honda HR-V 2023 varia de acordo com a versão; EX e EXL tem a parte superior filetada — Foto: Divulgação

Já nas versões mais caras, equipadas com motor turboflex, é o oposto. Na parte de cima, o acabamento é preto brilhante com formato de losangos. Abaixo, há filetes horizontais. Em todos os casos, as rodas são de 17 polegadas. EXL e Advance compartilham o mesmo conjunto. EX e Touring têm modelos exclusivos.

Grade das versões Advance e Touring do Honda HR-V 2023 tem forma de losangos e efeito tridimencional — Foto: Divulgação

Grade das versões Advance e Touring do Honda HR-V 2023 tem forma de losangos e efeito tridimencional — Foto: Divulgação

Dimensões

A nova geração do Honda HR-V manteve a medida entre-eixos de 2,61 m. Isso garante bom espaço para as pernas de todos os ocupantes. Quem viaja atrás e tem até 1,80 m de altura não vai esbarrar a cabeça no teto, apesar de a carroceria estar dois centímetros mais baixa (1,59 m). Porém, é preciso cuidado ao desembarcar, já que a moldura das portas é baixa.

No comprimento, as versões EX e EXL mantêm os 4,33 m. Advance e Touring são 5 cm mais compridas, chegando a 4,38 m.

Se o espaço interno é generoso, o porta-malas acabou encolhendo consideravelmente, passando de 437 litros para 354 litros. Assim, fica entre os menores do segmento. A Honda se defende, dizendo que o compartimento “ainda é capaz de receber o que o cliente levava antes”, apesar de ser 83 litros menor.

Fato é que o compartimento é menor do que o de Nissan Kicks (432 l), Hyundai Creta (422 l), Chevrolet Tracker (393 l) e VW T-Cross (373 l); supera apenas o porta-malas do Renegade, com seus 320 litros.

O novo Honda HR-V 2023 será vendido com oito opções de cores: duas brancas e duas cinza, além de azul, preto, prata e vermelho.

Consumo

O novo HR-V está entre os SUVs compactos mais econômicos do Brasil. Ao menos na versão com motor 1.5 aspirado. Ainda que não seja dotado de turbo, esse propulsor é moderno e tem recursos com injeção direta de combustível. Veja abaixo os dados:

  • Consumo urbano: 8,8 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 9,8 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina)

Assim como os números de potência e torque do motor 1.5 turbo, a Honda também divulgou os dados de consumo do HR-V com essa motorização. Confira:

  • Consumo urbano: 7,9 km/l (etanol) e 11,3 km/l (gasolina)
  • Consumo rodoviário: 8,8 km/l (etanol) e 12,6 km/l (gasolina)

Fonte: Autoesporte