Novo vídeo dos destroços do Titanic mostra imagens e detalhes inéditos do naufrágio de 110 anos em altíssima definição

Imagens são as primeiras já produzidas em 8k do acidente que deu origem a um dos filmes mais premiados da história do cinema

O cineasta James Cameron ficou conhecido não só por ter dirigido 'Titanic', um dos filmes mais premiados da história do cinema, como também por ter se tornado um dos mais ávidos exploradores do naufrágio acontecido há 110 anos.

No entanto, um grupo de especialistas em imagens subaquáticas superou os vídeos documentais de Cameron, fazendo os primeiros vídeos na altíssima qualidade 8K, mostrando detalhes nunca vistos da lendária embarcação.

O vídeo – lançado pela OceanGate Expeditions – mostra o casco do navio afundado e alguns novos detalhes “extraordinários”, de acordo com um comunicado de imprensa.

A embarcação RMS Titanic fez sua viagem inaugural através do Oceano Atlântico em direção a Nova York em 1912, mas acabou colidindo com um iceberg e posteriormente afundou com apenas 712 pessoas sobreviventes de uma tripulação de aproximadamente 2.200 pessoas.

O especialista e mergulhador de longa data do Titanic, Roy Golden, disse que com a filmagem – que tem cerca de um minuto de duração – ele conseguiu vislumbrar detalhes inéditos do navio. “Por exemplo, eu nunca tinha visto o nome do fabricante da âncora, Noah Hingley & Sons Ltd., na âncora a bombordo”, disse Golden no comunicado à imprensa.

“Estudei o naufrágio por décadas e completei vários mergulhos, e não me lembro de ter visto nenhuma outra imagem que mostrasse esse nível de detalhe.”

No vídeo é possível conferir detalhes da “renomada proa, a âncora de bombordo, o casco número um, uma enorme corrente de âncora – cada elo pesa aproximadamente 90 quilos".

A proa é o local onde Leonardo DiCaprio gritou que era o "Rei do Mundo" e abraçou a atriz Kate Winslet na memorável cena do longa de 1997.

A OceanGate também anunciou que o uso das imagens de alta definição será usado para monitorar a deterioração da embarcação a partir de agora.

“Com a ajuda de cientistas, o vídeo também apoiará a identificação de espécies observadas dentro e ao redor do Titanic, e os arqueólogos poderão documentar elementos do campo de destroços e destroços com mais detalhes”, disse o grupo.

Fonte: Globo/Monet