Novo vídeo mostra momento em que avião tenta pousar, sai da pista do aeroporto e explode em Ubatuba, SP

Vídeo foi gravado por um turista de Minas Gerais, que estava passeando na orla da praia no litoral de SP. O acidente matou o piloto e deixou cinco pessoas feridas.

Novo vídeo mostra momento em que avião tenta pousar, sai da pista do aeroporto e explode em Ubatuba, SP
Momento em que avião tenta pousar, sai da pista do aeroporto e explode em Ubatuba, SP — Foto: Rogério Prado

Veja o novo vídeo do acidente com um avião que deixou uma pessoa morta e cinco feridas em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, na semana passada. A imagem mostra o avião voando, a tentativa de pouso, o momento em que o avião invade um alambrado e sai da pista do aeroporto, explodindo na praia.

As imagens foram gravadas pelo turista Rogério Prado, que mora em Passos, Minas Gerais. Em entrevista ao g1, nesta segunda-feira (13), Rogério contou que estava de férias na cidade litorânea e que resolveu caminhar na orla da praia, quando viu o avião voando e decidiu filmar.

"A quinta-feira amanheceu chuvosa e eu decidi ir passear pela orla. Fiquei fazendo selfies bem em frente a pista do aeroporto, quando me virei para o mar e vi o avião voando. Peguei o celular e comecei a filmar, porque deu a entender que o avião iria pousar na pista", contou Rogério.

"Eu comecei a fazer a filmagem e reparei que tinha um poste bem na minha frente. Eu decidi então chegar uns quatro metros para a minha direita e ficar bem alinhado com o centro da pista de pouso. Comecei a filmar novamente, o avião já estava fazendo todo o contorno, consegui dar um zoom pra pegar o avião bem de perto, e decidi fazer toda a filmagem do pouso, desde ele fazendo a curva, tocando a pista e vindo em minha direção", recordou.

Rogério conta que estava tão concentrado na filmagem, que não havia percebido que o avião estava avançando para fora da pista.

“Devido ao zoom estar bem alto e eu olhando no celular, não consegui ter uma noção de distância e de velocidade. Pra mim, o avião estava freando, mas estava vindo no meu rumo, só deu pra escutar o barulho e ver pelo celular ele saindo da pista”, lembrou.

“Não deu nem tempo de correr, só de virar as costas, e ele já ultrapassou o alambrado, deu a primeira batida, depois atravessou a pista e passou exatamente onde eu estava antes, a uns quatro metros de mim”, disse.

Rogério conta que sentiu que a explosão queimou um pouco as costas e o braço dele, mas que não chegou a ficar ferido ou precisar de atendimento médico.

O turista permaneceu na praia e foi um dos voluntários que usou pedras para quebrar as janelas do avião e ajudar no resgate dos passageiros da aeronave.

“Foi algo que eu não esperava, não imaginava que um simples vídeo ia pegar um acidente por completo. Foi um vídeo bem aleatório, apenas para filmar o avião pousando e acabou acontecendo essa tragédia. Não imaginava que fosse ter esse final”, lamentou.

Nesta filmagem, que você vê logo abaixo, é possível notar que o avião surge entre as montanhas e conduz o que aparenta ser uma aproximação estabilizada, pousando na pista bem no início da chamada cabeceira deslocada, antes do ponto ideal de toque.

Enquanto a primeira filmagem foi gravada por um morador de um prédio próximo ao Aeroporto de Ubatuba, com uma visão mais “privilegiada” das operações, ela termina antes do avião sair da pista.

Investigação

A Força Aérea Brasileira, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram investigações sobre o acidente com um avião com cinco pessoas que ultrapassou a pista do aeroporto e explodiu na manhã de quinta-feira (9) na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP).

O piloto morreu. Os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida. Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Ao menos três órgãos vão apurar as causas do acidente. A Polícia Civil de São Paulo registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e vai investigar possíveis responsabilidades criminais.

O Ministério Público de São Paulo informou que fará uma apuração das circunstâncias com "objetivo de analisar fatos e apontar eventuais responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba".

Fonte: G1