Ônibus são incendiados em Santos, SP, motorista fica ferido e parte do transporte público é suspenso

Um motorista sofreu queimaduras e inalou fumaça. Caso aconteceu no bairro Rádio Clube um dia depois de outro ônibus ser alvo de ataque no bairro Areia Branca.

Ônibus são incendiados em Santos, SP, motorista fica ferido e parte do transporte público é suspenso
Caso aconteceu no ponto final do bairro Rádio Clube, em Santos (SP) — Foto: Reprodução

Dois ônibus municipais de Santos, no litoral de São Paulo, foram incendiados por criminosos em uma praça no bairro Rádio Clube. Segundo apurado pelo g1, nesta quarta-feira (13), o motorista de um deles ficou ferido e precisou ser socorrido. O transporte municipal foi suspenso em algumas vias de bairros da Zona Noroeste. Os ataques ocorrem em meio a uma onda de violência na Baixada Santista e a Operação Verão, que já registra 43 suspeitos mortos.

O crime aconteceu por volta das 22h desta terça-feira (12) na Praça Jerônimo La Terza, onde é o ponto final do transporte público. Um dia antes, criminosos foram flagrados incendiando outro ônibus no bairro Areia Branca.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para o caso, mas o fogo tinha sido contido pelos próprios motoristas, que utilizaram extintores. A corporação fez uma vistoria e encontrou somente um pequeno foco de incêndio, que foi rapidamente extinto.

A Prefeitura de Santos informou, em nota, que um motorista inalou fumaça e sofreu queimaduras em uma das mãos. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para a Santa Casa de Santos, mas já teve alta médica.

Linhas suspensas

Segundo a administração municipal, equipes da Polícia Militar (PM) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também foram acionadas para a ocorrência. Os ônibus queimados foram retirados do local, mas o transporte público municipal foi suspenso em alguns pontos dos bairros Castelo, Rádio Clube, Santa Maria e ilhéu Alto.

De acordo com a prefeitura, a suspensão foi uma recomendação da PM. Os pontos finais das linhas 139,193,13,154,155,191,194,152,156,153,198,944 e 102 foram remanejados para a Avenida Afonso Schmidt (sambódromo). Desta forma, os moradores devem comparecer ao local ou na Avenida Nossa Senhora de Fátima para embarque e desembarque.

Confira a rota em que os ônibus circulam sentido ida e volta:

  • Estradão/A. Schimidt
  • R. César Augusto Castro Rios
  • R. Eng. Manoel Ferramenta Jr.
  • Av. Nossa Senhora De Fátima

Prefeito

O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), publicou um vídeo nas redes sociais, na madrugada desta terça-feira (12), falando sobre a ocorrência. Ele garantiu que está cobrando firmeza das forças de segurança pública e pediu serenidade para a população.

O prefeito se referiu ao grupo que incendiou os ônibus como “bando de criminosos, marginais, vagabundos e covardes” e disse que a cidade não tolera mais esse tipo de situação. “Chega, basta de violência”, disse.

O prefeito ainda lamentou a suspensão dos ônibus. “São milhares de trabalhadores, estudantes, pessoas de bom coração, que fazem o dia a dia da cidade, que terão esse prejuízo. É lamentável, a gente não tolera mais”, disse.

Onda de violência

A Baixada Santista vive uma onda de violência neste ano. Desde o assassinato do PM da Rota Samuel Cosmo, houve reforço da Operação Verão, que já soma 43 suspeitos mortos em diversas cidades da região.

Na noite de segunda-feira (11), um ônibus foi incendiado no bairro Rádio Clube, em Santos, horas após dois homens serem mortos em confrontos policiais no Dique do Sambaiatuba, em São Vicente.

Após as duas ocorrências, outro homem morreu no Itararé, também em São Vicente. Ele teria ameaçado policiais que investigavam uma denúncia sobre ataque a agentes de segurança pública.

Fonte: G1