Operação apreende 614 celulares em presídios do país
Terceira fase da 'Operação Mute', do Ministério da Justiça, terminou em 2 de fevereiro, e foi realizada em 82 penitenciárias. Imagens mostram agentes usando britadeiras para encontrar celulares.
Uma operação em presídios de 25 estados do país apreendeu 614 celulares mantidos irregularmente em celas, na última semana. A iniciativa, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, e foi realizada em 82 penitenciárias.
Segundo o Ministério da Justiça, foi a terceira fase da "Operação Mute", que tem o objetivo de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência em âmbito nacional.
A pasta afirma que os celulares são as principais ferramentas usadas pelo crime organizado para articular crimes. Ao todo, nesta fase da operação, foram revistadas 2,6 mil celas.
O Ministério da Justiça afirma que a operação é frequente. Nas duas primeiras fases da iniciativa, realizadas em outubro e dezembro do ano passado, foram apreendidos 2.460 celulares. Também foram encontradas armas e drogas nas celas.
Por: G1