Parintins começa no 56° festival folclórico a operar com a internet do programa Norte conectado 4G e 5G

Parintins começa no 56° festival folclórico a operar com a internet do programa Norte conectado 4G e 5G
Secom Parintins

Nesta sexta-feira (23), o prefeito de Parintins, Bi Garcia, o articulador social do programa Norte Conectado do Ministério da Comunicação, Cícero Antônio, vereador Mateus Assayag e secretários da gestão municipal ativaram o funcionamento da internet banda larga que chega em Parintins através de cabeamento óptico subaquático da infovia 01, com base no hospital Jofre Cohen.

Com a articulação para implantação há cerca de dois anos no município, a infovia chega para fortalecer e modernizar o atendimento público de Parintins, com prioridade de conectividade para hospitais, escolas e deve avançar em cobertura de forma gradativa.

O prefeito Bi Garcia destacou o empenho do município para fortalecer e receber projetos que possam dar celeridade para o desenvolvimento do serviço público, como a telemedicina que tornou Parintins referência no atendimento de saúde à distância no país.

Nós estamos apostando em tecnologia há muitos anos, já trouxemos a Intel Americana que trouxe internet de satélite não poluente, e hoje estamos recebendo a infovia do programa Norte Conectado, que vai nos proporcionar uma internet banda larga, o que significa mais rapidez que internet de e com isso vamos ter melhorias na comunicação dos nosso sistema de saúde, das nossas escolas e os cabos entram na cidade levando uma conexão mais rápida para nossa população", destaca o prefeito Bi Garcia.

O serviço de telecomunicações também já conta com a operacionalidade da internet banda larga do programa Norte Conectado, tendo as operadoras Vivo, Claro e Tim já articulando para promover um melhor serviço durante o Festival de Parintins.  

A ativação 01 compreende à cobertura de 44% de internet, dentro desse universo de 100% de internet subaquática. Ela faz funcionar a 00 Pará, e interliga com a de São Gabriel da Cachoeira, feita pelo exército. Isso vem abrir oportunidade para uma conexão mais rápida e para uma educação capaz de criar mais possibilidades", explica Cícero Antônio.

Ele completa destacando que no festival de Parintins 2023 a internet estará disponível para teste, inclusive em 4G e 5G.