Passo a passo para obter o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19

Passo a passo para obter o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão (https://conectesus.saude.gov.br/home), a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. Todo o serviço é gratuito ao cidadão.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios. Esses dados enviados e processados para a RNDS/Ministério da Saúde são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Para o viajante: Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação. O certificado tem validade de 12 meses

Quem pode obter o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19?

Todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a Covid-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

O que consta no certificado O documento poderá ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol e apresenta informações com dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF), data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado, e informações sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde.

Autenticação do documento

No contexto de segurança, o certificado poderá ser autenticado utilizando o código de 16 dígitos e/ou QRCode apresentado no documento. No momento, este documento é válido somente em território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão. A autenticação do documento pode ser realizada pelo leitor de QR Code do próprio aplicativo Conecte SUS, usando as câmeras nativas do dispositivo, ou pelo site Valida Certidão:

https://validacertidao.saude.gov.br/

Passo a passo para emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19

No computador

Acesse o portal do Conecte SUS Cidadão (https://conectesus.saude.gov.br/home). Clique no ícone Cidadão. Clique no botão ‘Entrar com Gov.br’. Coloque seu CPF e clique em avançar. Se você não tiver conta no portal do Governo é preciso criar login e senha. Se tiver, é só colocar a senha. No Conecte SUS Cidadão, buscar o ícone vacina clicar no botão. Ver as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas (clique nesse ícone > na lateral)  e clicar no botão Certificado de Vacinação. Na parte superior há uma bandeira do Brasil. Clicando no botão você pode escolher o idioma do certificado. São três opções: português, inglês e espanhol.

Por aplicativo

Baixe o aplicativo no celular. Coloque o CPF se você já tiver conta ou, se não tiver, crie sua conta com seu CPF e senha. No Conecte SUS Cidadão, buscar o ícone vacina clicar no botão. Ver as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas (clique nesse ícone > na lateral)  e clicar no botão Certificado de Vacinação. Na parte superior há uma bandeira do Brasil. Clicando no botão você pode escolher o idioma do certificado. São três opções: português, inglês e espanhol.  

O que fazer quando identificar erro de informação no meu Certificado?

Conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, é direito do titular de dados pessoais obter, a qualquer momento e mediante requisição, a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados. Os agentes pela coleta, digitação e envio dos dados ao Ministério são os responsáveis pela correção dos dados. Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, acesse a seção Fale com Conecte SUS no aplicativo ou versão web.