Pepe Mujica afirma que está morrendo à jornal uruguaio

Segundo o ex-presidente, seu câncer no esôfago chegou ao fígado e não adianta realizar mais nenhum tratamento bioquímico, pois seu corpo não aguenta mais.

Pepe Mujica afirma que está morrendo à jornal uruguaio
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, durante evento da campanha de Lula em São Paulo — Foto: Edilson Dantas

O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica afirmou em entrevista ao jornal 'Búsqueda' que está morrendo. Ele disse que o câncer no esôfago chegou ao fígado. Mujica afirmou que não pode fazer nenhum tratamento bioquímico nem cirurgia porque o corpo dele não aguenta mais e pediu que o deixem em paz, que não peçam mais entrevistas.

“O câncer no esôfago está colonizando meu fígado. Não consigo pará-lo. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas”, afirmou.

“Não posso fazer nenhum tratamento bioquímico nem cirurgia porque meu corpo não aguenta”. Ele completou dizendo: “Estou morrendo”. Em seguida, afirmou: “O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada.

O ex-presidente uruguaio ainda disse que o ciclo dele terminou e que o guerreiro tem direito a descanso.

'Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso.'

Além disso, Mujica expôs que tudo que deseja agora é se despedir de seus compatriotas e simpatizantes.

“É fácil ter respeito por aqueles que pensam de forma parecida com a nossa, mas é preciso aprender que o fundamento da democracia é o respeito por quem pensa diferente. Por isso, a primeira categoria são meus compatriotas, e deles me despeço. Dou um abraço a todos”, afirmou, “Em segundo lugar, despeço-me de meus companheiros e simpatizantes. Tudo o que quero agora é me despedir”.

Em dezembro de 2024, Lula se encontrou com Pepe Mujica e o definiu como 'a pessoa mais extraordinária que já conheceu.' O presidente brasileiro, que se emocionou muito durante a ocasião, ainda disse que o ex-presidente uruguaio é uma referência na "luta incansável pelo melhor na América Latina e no Mundo".

'A gente não escolhe irmão, a gente não escolhe sequer mãe, agora um companheiro a gente escolhe. E posso dizer para vocês que de todos os presidentes que eu conheci, que eu tive amizade e que convivi muitos anos, o Pepe Mujica é a pessoa mais extraordinária que eu conheci.'

Na mesma ocasião, Lula entregou a Mujica uma medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Fonte: CBN