Estudo aponta que (82%) das mulheres na menopausa relatam depressão
Levantamento mostrou que, além das alterações hormonais, fase afeta diretamente na saúde mental
Fase marcada por alterações significativas na vida de uma mulher, a menopausa chega acompanhada de ondas de calor, insônia e, para 82% das mulheres, de depressão e ansiedade, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma Plenapausa.
Entre agosto de 2021 e junho de 2024, o site disponibilizou o “Teste da Menopausa”, que colheu respostas de mais de 17 mil mulheres de todo o Brasil.
Com uma média de idade de 47 anos, as entrevistadas relataram sofrer de depressão e/ou ansiedade, identificados logo após a menopausa. Mais do que as alterações hormonais, a pesquisa mostrou que esta fase da vida das mulheres também possui um grande impacto na saúde mental.
“A menopausa envolve mudanças hormonais intensas que afetam não só o corpo, mas também o cérebro. A falta de conhecimento e suporte agrava o sofrimento psicológico”, afirma Márcia Cunha, CEO e co-fundadora da Plenapausa — primeira femtech do Brasil com foco na saúde da mulher a partir da menopausa.
“É preciso quebrar o silêncio em torno da menopausa e mostrar que buscar apoio psicológico é um passo essencial para cuidar da saúde mental”, ressalta, reforçando a importância de campanhas como a do Setembro Amarelo, que abrem espaço para o diálogo de temas como esse.
Por: CNN