Pesquisa mostra Kamala e Trump empatados na reta final da eleição americana
Indecisão sobre disputa à Casa Branca amplia expectativa por debate presidencial de terça-feira
O candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, e sua rival democrata, a vice-presidente Kamala Harris, estão efetivamente empatados nas últimas semanas da eleição, de acordo com uma pesquisa nacional realizada pelo The New York Times e pela Siena College.
Trump está um ponto percentual acima de Harris (48% contra 47%) de acordo com a pesquisa divulgada neste domingo (8), uma diferença que está dentro da margem de erro de três pontos da pesquisa, o que significa que uma vitória para qualquer um dos candidatos nas eleições de 5 de novembro ainda é viável.
Embora a campanha de Trump tenha tido um período difícil nas semanas após o presidente democrata Joe Biden ter desistido da corrida em julho, as sondagens mais recentes indicam que o núcleo da sua base de apoio não o abandonará.
A sondagem mostrou que os eleitores sentem que precisam de aprender mais sobre Harris, embora as suas opiniões sobre Trump sejam em grande parte definidas. Na pesquisa, 28% dos prováveis eleitores disseram que precisavam de mais informações sobre a candidata democrata, enquanto apenas 9% disseram o mesmo sobre Trump.
A sondagem indica que o debate presidencial de terça-feira (10) poderá ser um momento crucial.
Harris terá a oportunidade de fornecer mais detalhes sobre suas propostas de políticas públicas enquanto luta com Trump ao longo de 90 minutos. A corrida está tão acirrada que mesmo um impulso marginal para qualquer um dos candidatos seria significativo.
Desde que Harris substituiu Biden no topo da chapa democrata, ela limitou suas aparições improvisadas e reduziu ao mínimo as entrevistas com a mídia.
Os principais números da última pesquisa são semelhantes aos da última pesquisa comparável do New York Times/Siena College, divulgada no final de julho. Nessa sondagem, Trump também subiu um ponto percentual, uma diferença no centro da margem de erro.
As pesquisas nos sete principais estados indecisos que provavelmente determinarão o vencedor das eleições também mostraram consistentemente uma disputa acirrada.
Fonte: CNN