Piloto aproxima grande jato executivo na pista errada de Guarulhos e tenta mudar antes do pouso; assista ao momento
Uma aproximação para pouso de um grande jato executivo no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), chamou atenção de quem acompanhava as câmeras ao vivo voltadas ao terminal paulista.
O vídeo a seguir, publicado pelo canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, começa com as comunicações entre piloto e controlador de tráfego aéreo durante o procedimento de chegada da aeronave, e então mostra o momento em que o piloto tentou mudar seu pouso para a pista 10R (direita) quando já estava a poucos segundos de pousar na pista 10L (esquerda):
Como é possível ouvir na gravação acima, o avião envolvido é o grande jato executivo Bombardier Global 5000 registrado sob a matrícula norte-americana N898WS, pertencente à Wilmington Trust, empresa de serviços no setor de Riqueza e Serviços Institucionais.
Imagem: Eric Salard / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
No começo da manhã de ontem, 20 de maio, quando ainda em contato com o setor de aproximação de São Paulo, os pilotos foram informados pelo controlador de que fariam aproximação para a pista 10R (“runway one zero right”), e o piloto respondeu corretamente que aproximaria para a referida pista (“ten right”).
Depois, o controlador da aproximação instruiu que eles chamassem na frequência da Torre Guarulhos, porém, este chamado não foi realizado. Diante do avião aproximando sem contato, o controlador da Torre fez o primeiro chamado ao N898WS, mas não obteve resposta.
Pouco depois, o controlador emitiu uma autorização de pouso ao jato executivo para a pista 10R, mesmo sem contato (chamada denominada de “às cegas”, ou “in blind”). Passado mais algum tempo sem resposta dos pilotos, o controlador repetiu a autorização de pouso na pista 10R. Dessa vez, ouve resposta (a mensagem não saiu inteligível na gravação), e logo o avião apareceu na tela realizando uma curva para sair do alinhamento da pista 10L em direção ao da 10R.
O controlador então reforçou que o pouso deveria ser na pista 10R, e o piloto respondeu que “Sim, curvando para a direita”.
Apesar da manobra para troca de pista, o Global 5000 já estava muito perto da cabeceira, chegando alto demais na zona de toque. Assim, os pilotos iniciaram uma arremetida para posteriormente fazerem nova aproximação de pouso.
Embora a aproximação tenha sido realizada para a pista errada em relação à instrução do controle de tráfego aéreo, cabe sempre ressaltar que é precipitado definir qualquer culpa. É necessário realizar uma investigação para entender as causas que levaram à falha e utilizar os resultados em prol da segurança da aviação, para evitar que se repita, e não para definir culpados.
Fonte: Aeroin