Pista do Aeroporto de Porto Alegre precisará de 2 mil metros de reconstrução após a enchente

Recuperação total do terminal aéreo deve custar R$ 700 milhões

Pista do Aeroporto de Porto Alegre precisará de 2 mil metros de reconstrução após a enchente
Reprodução

A Fraport Brasil, concessionária do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), anunciou que será necessário reconstruir 2.000 metros da pista de pouso e decolagem após a enchente que ocorreu no estado entre abril e maio.

A empresa espera liberar 1.700 metros da pista para operações parciais em outubro, com 50 voos diários, e completar a recuperação do aeroporto em dezembro de deste ano.

A Fraport estima que a recuperação total do aeroporto, incluindo a pista de pousos e decolagens custará R$ 700 milhões. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17), após uma reunião no Palácio do Planalto.

O estudo apresentado também indicou que a parte antiga da pista precisa ter 45 centímetros de asfalto removidos e substituídos.

Na parte nova da pista, inaugurada em 2022, 500 metros de pista terão 15 centímetros de asfalto recuperados. A iluminação da pista foi restaurada, mas as subestações de energia elétrica ainda precisam de reparos.

Abertura parcial do aeroporto

O aeroporto Salgado Filho será parcialmente aberto para voos em outubro. O anúncio foi feito na terça-feira (16) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Segundo ele, a expectativa é que o terminal opere em 100% até dezembro. “Agora no mês de outubro nós iremos reabrir parcialmente o Aeroporto Salgado Filho, com 50 voos diários. O que equivale a 350 voos semanais”, explicou Silvio Costa.

O aeroporto recebe atualmente embarque e desembarque de passageiros, mas as decolagens ocorrem na Base Aérea de Canoas.

Fonte: CNN