Preço do pão francês dispara e pesa no bolso dos amazonenses
Com uma alta acumulada de cerca de 25% desde o início do ano, o preço do pão francês - popularmente conhecido pelos amazonenses como "massa grossa" - tem pesado cada vez mais no bolso dos manauaras.
Na média nacional, o produto teve alta de quase 17% em um ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Na capital amazonense, o Sindicato das Indústrias de Panificação (Sindipan) aponta um aumento ainda maior, de 25%, que fez o preço do quilo girar em torno de R$15,90, atualmente.
No início do ano, por exemplo, estabelecimentos vendiam quatro unidades do pão francês por R$ 2. Agora, com o mesmo valor, o cliente só consegue comprar dois pães.
O efeito é sucessivos aumentos nos valores das matérias primas, como o trigo, disparada provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que começou em fevereiro deste ano. Os dois países são dois importantes produtores do cereal.
"A produção diminuiu e o preço aumentou então no momento que a oferta de determinado produto diminui naturalmente o preço desse produto sólido e na segunda do segundo problema a nossa produção nacional do trigo também precisa de adubo e o principal componente desse módulo vem justamente desses países que vai na mesma esteira de aumento", explicou o economista Marcus Evangelista.
Apesar da subida dos preços ao longo dos anos, o presidente do Sindipan, Carlos Azevedo, informou que os preços não deverão aumentar nos próximos meses.
"A previsão é que até o final do ano a gente não tenha reajuste, mas o mercado está aberto, o custo depende de cada empresa. Estamos chegando ao final do ano, que a gente começa com as vendas de produtos de final de ano, tipo panetone, pães especiais, na realidade, no final do ano sempre tem crescimento.", afirmou Azevedo.
Por: G1 Amazonas