Prefeito David Almeida lança plataforma digital para ouvir a população e planejar o futuro de Manaus

Com o compromisso de fortalecer a participação popular e garantir que os investimentos dos próximos anos reflitam as reais necessidades da cidade, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta segunda-feira, 14/4, a plataforma digital do "PPA Participativo". Pela primeira vez na história da capital, a população poderá ajudar a decidir, de forma simples e on-line, os rumos do município para o período de 2026 a 2029.
“Estamos colocando o cidadão como protagonista das decisões estratégicas, com transparência, inclusão e responsabilidade", afirmou o prefeito. Segundo ele, a iniciativa devolve à população o direito de opinar sobre os investimentos do município nos próximos quatro anos. "Esta ferramenta do PPA Participativo vai permitir às periferias opinar: se quer uma escola nova, uma creche, infraestrutura, ônibus, moradia, UBS… Os próximos quatro anos serão decididos com base nessas informações”, destacou o chefe do Executivo municipal.
David Almeida também destacou os principais gargalos da cidade, identificados por meio de pesquisas. “O que mais se ouve em Manaus é o pedido por mais segurança. Por isso, ouvindo a população, armamos, equipamos e realizamos concurso público para a Guarda Municipal”. O prefeito também ressaltou o déficit habitacional de 52 mil moradias e a necessidade urgente de alternativas para melhorar a mobilidade urbana, lembrando que a cidade conta com mais de 975 mil veículos circulando diariamente.
Desenvolvida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), a plataforma digital permite que qualquer morador participe da construção do Plano Plurianual (PPA), principal instrumento de planejamento da administração pública. A consulta pública ficará aberta até o dia 27 de abril.
Na plataforma ppaparticipativo.manaus.am.gov.br, o cidadão escolhe dois eixos estratégicos – como Saúde, Educação, Infraestrutura ou Segurança – e seleciona duas propostas por eixo. Também é possível enviar sugestões próprias, permitindo que ideias nascidas nas comunidades cheguem diretamente ao planejamento oficial da cidade.
Além da votação digital, o PPA Participativo inclui audiências públicas e apresentações presenciais em todos os Setores Urbanos (SU) que compreendem o Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus. As reuniões começaram pela zona Norte, onde os moradores da Colônia Santo Antônio elogiaram a iniciativa.
O secretário da Semef, Clécio Freire, celebrou a conquista e reforçou o papel da população no processo. “Estamos lançando o PPA Participativo. Isso é importante, porque o cidadão que contribui tem o direito de escolher onde o dinheiro será investido. E isso, prefeito, é um gesto de estadista: dar voz aos menos favorecidos".
Clécio também destacou a mudança de paradigma no planejamento público. “O planejamento sempre foi feito de cima para baixo. Agora, ele começa pela base. A população vai decidir". Segundo ele, a plataforma é uma verdadeira revolução e fortalecerá a atuação da prefeitura ao ouvir diretamente a população.
A subsecretaria de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho, reforçou a importância da participação popular. “Estamos saindo das consultas públicas restritas a auditórios para alcançar toda a cidade com uma ferramenta acessível, democrática e digital”. Ela explicou que o PPA é previsto na Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município e na Lei de Responsabilidade Fiscal, e que a votação permitirá à população escolher quatro propostas e ainda sugerir novas ideias.
Ao final do processo, as 30 propostas mais votadas pela população serão priorizadas no planejamento municipal e divulgadas oficialmente no portal do PPA. A plataforma foi pensada para ser intuitiva, acessível e para ampliar o envolvimento popular na construção de políticas públicas.