Prefeitura de Manaus inicia perfuração das estacas que vão sustentar novo viaduto entre as avenidas das Torres e Efigênio Salles
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), iniciou, nesta segunda-feira, 27/5, a perfuração das estacas de sustentação do novo viaduto, em construção na rua Rio Preto, bairro Aleixo, zona Centro-Sul. O equipamento vai interligar as avenidas Ephigênio Salles e Governador José Lindoso (Torres), zona Leste da cidade.
Em vistoria ao canteiro de obras, o titular da Seminf, Renato Junior, afirmou que é uma meta da gestão antecipar o cronograma inicial do projeto. “Estamos empenhados, trabalhando à noite e nas primeiras horas do dia, para dar celeridade a esse projeto, que vai desafogar um trecho de alto fluxo de veículos. O prefeito David Almeida determinou que a equipe trabalhe para anteciparmos a inauguração”, disse.
“Nós, da Secretaria de Obras, estamos com muitos trabalhos simultâneos pela capital, além das obras que são de praxe da nossa rotina, como aplicação de asfalto, implantação de drenagem, limpeza de bueiros, terraplanagem em áreas de solo natural, contenção de erosão e os viadutos, da rotatória do Produtor e aqui na rua Rio Preto”, complementou o secretário.
Nessa primeira etapa, os trabalhadores estão executando a perfuração das estacas para, na sequência, concretar e armar os blocos. “Essa fase primária é essencial para garantir a fundação da estrutura do viaduto”, explicou Renato Junior.
Conforme o secretário, o viaduto terá seis blocos de sustentação. Para isso, a equipe concretou 19, das 56 estacas que serão perfuradas. O próximo passo será a escavação e “arrasamento das estacas”, nível adotado para corte da cabeça de estacas das fundações, dos outros blocos.
A Prefeitura de Manaus tem trabalhado nas construções e entregas antecipadas das obras de arte, os chamados viadutos. Em dezembro do ano passado, o complexo viário Prefeito José Fernandes, nas Torres, foi entregue com seis meses de antecedência do cronograma inicial. Na bola do Produtor, zona Leste, o viaduto Rei Pelé, segue ganhando forma em um ritmo avançado.