Prefeitura de Manaus volta atrás e mantém vacinação contra Covid apenas para grávidas e puérperas com doenças preexistentes
Ampliação do público-alvo havia sido anunciado nesta terça-feira (11), mas foi cancelada no início da noite.
A Prefeitura de Manaus voltou atrás e anunciou que irá manter a vacinação contra Covid apenas para grávidas e puérperas (mães com até 45 dias após o parto) que possuam doenças preexistentes.
Nesta terça-feira (11), a prefeitura havia anunciado a ampliação desse público para mulheres que também não possuam doenças preexistentes. A medida foi cancelada no início da noite.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o cancelamento da ampliação segue uma nova orientação do Ministério da Saúde em relação à imunização de gestantes e puérperas contra a Covid.
O posto de imunização exclusivo para essas mulheres fica no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte. O agendamento na plataforma Imuniza Manaus é obrigatório.
Elas devem se dirigir até o posto, com documento de identificação com foto e CPF, a caderneta de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico que ateste a gravidez. No caso das puérperas é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.
A estimativa é de que, em Manaus, existam, no momento, 28.454 gestantes e 4.677 puérperas. Até as 15h desta terça-feira, já haviam sido vacinadas 217 gestantes e 73 puérperas. Elas recebem as doses da vacina da Pfizer/Biontech.
Às segundas-feiras, o horário de vacinação é das 13h às 16h, pela necessidade de descongelamento do imunizante para uso, porque o prazo de utilização é de até cinco dias após esse processo.
De terça-feira a sábado, o atendimento será dentro do horário estabelecido para a campanha de imunização contra a Covid-19, para todos os pontos de vacinação: das 9h às 16h.
Pode se vacinar pessoas com as seguintes comorbidades:
- Anemia falciforme
- Doença cerebrovascular
- Hipertensão arterial em estágio 1 e 2 com lesões de órgão-alvo ou doenças associadas;
- Hipertensão arterial em estágio 3
- Hipertensão Arterial e Resistente (HAR)
- Pneumopatias graves crônicas
- Cirrose hepática
- Doença renal crônica
- Imunossupressão (transplantados, pessoas vivendo com HIV, pessoas que usam imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, doenças reumáticas sistêmicas em atividade e pacientes oncológicos com tratamento realizado nos últimos seis meses, entre outras condições)
- Síndrome de Down
- Diabetes
- Obesidade mórbida
- Cardiopatias: Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados.
Fonte: www.g1.globo.com