Prefeitura realiza caminhada de sensibilização em combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil

Prefeitura realiza caminhada de sensibilização em combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil
Fotos – Aguilar Abecassis / Semcom

Em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), com apoio logístico do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quinta-feira, 18/5, uma caminhada de sensibilização sobre a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual infantojuvenil, parte da campanha municipal “Maio Laranja”, alusiva ao dia 18 de maio.  

Com o objetivo de conscientizar e orientar a população manauara quanto à violação de direitos de crianças e adolescentes por meio da distribuição de material informativo e da divulgação de canais de denúncia, a concentração ocorreu no estacionamento das escolas municipais Maria Ferreira da Silva e Hiran de Lima Caminha, ambas localizadas na avenida Autaz Mirim, zona Leste de Manaus, de onde servidores da Semasc e outros parceiros partiram para percorrer a Bola do Produtor. 

De acordo com o titular da Semasc, Eduardo Lucas, a caminhada, além de significar um período de visibilidade valioso para os trabalhos já realizados pelo poder público ao longo de todo o ano dentro de equipamentos socioassistenciais da capital, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e Conselhos Tutelares, é extremamente importante para engajar a própria população da cidade a também participar da causa. 

“Nesse mês de maio, a Prefeitura de Manaus vem trabalhando esse enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de meninos e meninas da nossa cidade, crimes que não podem, em hipótese alguma, permanecer na obscuridade, sem a devida atenção, sem o devido combate. Precisamos encorajar a população a também participar dessa luta, uma luta contra uma prática tão hedionda e que muitas vezes acontece bem mais perto do que imaginamos. Não podemos nos calar e por isso hoje estamos aqui”, destacou. 

A caminhada ainda contou com o apoio e a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), do Conselho Tutelar da Zona Leste II e Organizações da Sociedade Civil parceiras (OSCs), além das bandas musicais da Base Aérea de Manaus, da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), da escola estadual Professor Júlio César Moraes Passos e da escola municipal Helena Augusta Walcott, promovendo apresentações culturais antes e durante o percurso. 

Para a conselheira tutelar Carla Ribeiro, o trabalho integrado entre diferentes partes do poder público e a população é fundamental para a construção de uma cidade mais segura para crianças e adolescentes.

“Cada órgão tem suas atribuições e, por consequência, limitações, então quando nós integramos parceiros do Governo do Estado, da prefeitura, parceiros da área da educação, da assistência social, da saúde, da segurança e a própria população, estamos cumprindo e fazendo jus ao verdadeiro significado de Proteção Integral”, concluiu. 

O vereador Rosivaldo Cordovil, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, também esteve presente, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM). O vereador, autor do Projeto de Lei que instituiu a campanha “Maio Laranja” no município no ano passado, salientou a importância da programação. 

“Precisamos e devemos defender os direitos dessas crianças que tanto precisam de nós, do nosso trabalho, da nossa atuação, e para que isso seja possível é preciso que a sociedade manauara esteja preparada e munida de conhecimento para que sejam realizadas as denúncias, o combate. É necessário que todos, dentro e fora do poder público, entendam que é preciso, sim, uma atuação ativa e contínua nesse processo de proteção e garantia de direitos”. 

Quem também participou da caminhada foi a dona de casa Leia Nogueira, acompanhada de seu filho, o pequeno Ibson. Para Leia, é muito importante que pais e responsáveis se mantenham sempre atentos quanto ao comportamento de suas crianças, o que, na sua opinião, a campanha vem obtendo êxito ao estimular. 

“É uma iniciativa muito legal tanto para nós, enquanto pais, quanto para as próprias crianças, que começam a entender melhor que existem certas partes do corpinho que outras pessoas não devem tocar. É um chamado à atenção e ao cuidado, que são coisas sempre muito necessárias”, concluiu. 

Canais de denúncia

Ao obter conhecimento de casos de abuso ou exploração sexual infantojuvenil, a população pode entrar em contato com as autoridades competentes e realizar as denúncias através dos números 0800 092 1407, 0800 092 664 e 100 (Disque Direitos Humanos, serviço nacional de atendimento). 

Campanha Maio Laranja

Alusiva ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio e marcado por ações de sensibilização e orientação sobre o tema em todo o país, a campanha “Maio Laranja” tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.

A data faz memória à menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos oito anos de idade.