Prefeitura realiza viagem de avaliação para operação do ônibus elétrico em Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta sexta-feira, 29/9, uma viagem de avaliação do ônibus elétrico que irá atender o campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por meio da linha 125, que atende os alunos da unidade em direção ao centro comercial.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou o teste e destacou a importância da viagem.
“Trata-se de uma viagem de avaliação completa do percurso até o centro da cidade e o retorno. Vamos verificar o tempo de viagem, consumo de energia da bateria, para que a gente possa fazer um planejamento dessas viagens. A prefeitura fará a recuperação do pavimento da estrada do campus e, a partir desta recuperação, o ônibus irá atender melhor os estudantes e funcionários da Ufam”, frisou Paulo Henrique.
O trajeto foi acompanhado pelo professor e estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Ufam, que farão uma avaliação das vantagens de utilização do veículo elétrico em relação aos ônibus abastecidos com diesel.
Tecnologia
Batizado como “PreservAR”, o veículo é o segundo entregue para compor a frota de ônibus atuante na cidade. Quanto às suas especificações técnicas, o veículo elétrico tem carroceria Caio Millennium, de 12 metros de comprimento, suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O 500 U e ar-condicionado, assegurando o conforto aos usuários. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 quilômetros.
Paralelo à aquisição do ônibus elétrico, a administração municipal ainda atua em outras frentes em benefício do meio ambiente. Uma delas é a aquisição de veículos com tecnologia BlueTec.
O BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz, que resulta numa solução de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo as emissões de poluentes.