Presidente Roberto Cidade anuncia criação do ‘Observatório da Segurança Pública’ como ferramenta de enfrentamento aos crimes registrados no Estado

Presidente Roberto Cidade anuncia criação do ‘Observatório da Segurança Pública’ como ferramenta de enfrentamento aos crimes registrados no Estado
Foto: Rodrigo Brelaz

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou, nesta segunda-feira (24/3), durante a entrega da Base Fluvial Arpão 3, a implantação do Observatório da Segurança Pública no Parlamento Estadual. A iniciativa tem o objetivo de compor as ações de enfrentamento aos diversos tipos de crimes registrados no Estado.

“Iremos implementar na Assembleia Legislativa, nos mesmos moldes do Observatório da Mulher, o Observatório da Segurança Pública. Com ele, tanto o poder público quanto a população, poderão ter acesso aos dados e, consequentemente, acompanhar os avanços alcançados pela segurança pública do Estado. Enfrentar o crime organizado é um desafio diário, mas tenho certeza de que, a médio e longo prazos, iremos ter avançado muito na repressão aos diversos tipos de crimes”, afirmou o deputado presidente.

O parlamentar parabenizou o Governo do Estado pelos investimentos robustos na segurança pública, por meio da Base Arpão 3.

“A Base Arpão 3 chega para fortalecer ainda mais um trabalho de bastante êxito na região do Médio Solimões. Eu, que vim de família do interior e já andei muito de barco, sei o quanto essas iniciativas são importantes para melhorar a segurança do nosso Estado. Com o investimento ostensivo que o Governo do Amazonas tem feito, os bandidos que vêm lá de cima, de Tabatinga e de outros municípios de fronteira até Manaus, vão ficar ainda mais preocupados. A Base Arpão 3 é uma embarcação equipada e com profissionais qualificados que vai travar a chegada de entorpecentes em Manaus, e que partam daqui para outros países”, disse.

Cidade afirmou, ainda, que as prefeituras do interior do Amazonas também precisam dar a sua contribuição para melhorar esse segmento, especialmente por meio da implementação das Guardas Municipais.

“Apesar de todo trabalho realizado, é certo que ainda há muito a ser feito e cabe às prefeituras municipais darem a sua contribuição. Manaus precisa ter mais guardas municipais. Trezentos, na capital, é quase nada. As prefeituras de todos os municípios do interior têm que fazer a sua parte. Fico feliz em saber que 14 municípios do interior do Estado já estão prontos, estão preparados para receber as armas e o treinamento, mas nós precisamos fazer um movimento para que os 62 municípios deem a sua contribuição para a segurança pública, com as Guardas Municipais trabalhando em parceria”, reforçou.

Base Fluvial Arpão 3

A Base Arpão 3 irá substituir a Base Arpão 1, no município de Coari. A Arpão 1, conforme o governador Wilson Lima, passará por reformulações para que volte a operar.

“A nova embarcação irá intensificar a vigilância nos rios. Atuará no município de Coari e atenderá também os municípios próximos no combate a crimes como narcotráfico, roubos e biopirataria. Há 10 anos, as dificuldades eram enormes. Não havia condições de os agentes de segurança irem para um enfrentamento porque, inevitavelmente, eles colocavam suas vidas em risco. Eles tinham apenas armas de curto alcance e faziam a vigilância a bordo de botes de alumínio. Juntamente com as bases Arpão, o Governo do Estado disponibiliza sete lanchas blindadas e mais duas serão entregues em junho. Hoje não há embarcação suspeita que passe pelas bases que não seja vistoriada”, afirmou Lima.

O governador reforçou o apoio dos deputados estaduais na aprovação de iniciativas de fortalecimento da segurança pública do Estado. “Agradeço o apoio total e irrestrito que a Assembleia Legislativa tem nos dados. Nosso compromisso é de manter o diálogo para avançar em todas as pautas que favorecem a população do nosso Estado e assim tem sido. Agradeço, em nome do presidente Cidade, a todos os deputados estaduais”, disse o governador.

A Base Arpão 3 vai abrigar 60 servidores das Forças de Segurança, entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), com apoio da Força Nacional e Marinha do Brasil. É composta por salas de cartórios, laboratório do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), gabinete de delegado, do comandante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e o canil para receber os cães policiais da Companhia Independente com Cães (CipCães).

Além da Base Arpão 3, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também coordena as bases fluviais Arpão 2, Tiradentes e Paulo Pinto Nery. As bases contam com lanchas blindadas e equipadas para patrulhamento, além do efetivo treinado da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) com apoio da Força Nacional e Marinha do Brasil.