Pressão alta: cientistas descobrem melhor exercício para hipertensos
A contração dos músculos durante exercícios isométricos leva a um melhor fluxo sanguíneo, o que ajuda no controle da pressão alta
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vasculares cerebrais (AVC) e outros problemas de saúde. Pesquisadores da Universidade do Leste de Londres, no Reino Unido, descobriram que um exercício físico simples, ao alcance de todos, é uma maneira bastante eficaz de reduzir a pressão arterial.
Em um artigo publicado na revista científica BMJ, uma das mais importantes do mundo, os pesquisadores afirmam que realizar exercícios de isometria – como a prancha e o agachamento encostado na parede – é uma excelente maneira para controlar a pressão.
Uma das vantagens da isometria é que ela pode ser feita em qualquer lugar, sem a necessidade de equipamentos, o que facilita a adesão dos praticantes. Esse tipo de exercício envolve a contração de um músculo ou de grupo muscular específico e sua manutenção por um período para que o comprimento muscular não mude ao longo do exercício.
“Isso comprime os vasos sanguíneos – e então, ao liberar a retenção isométrica, ocorre um maior fluxo sanguíneo para os vasos previamente comprimidos”, explica o co-autor do estudo, Alex Walker, professor de terapia esportiva, em artigo publicado na revista de divulgação científica The Conversation.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram 270 ensaios clínicos, que envolveram um total de 15 mil participantes. Eles observaram que as pessoas que praticavam sessões com quatro séries de dois minutos de exercícios isométricos, com um período de descanso de um a quatro minutos entre cada série conseguiam alcançar uma redução da pressão arterial comparável à observada em pessoas que tomam a medicação.
Bom para o coração
Além disso, os exercícios melhoraram função, estrutura e mecânica do coração, com efeitos positivos para a saúde do sistema vascular e o desempenho do sistema nervoso autônomo. “Vários modos de treinamento de exercícios melhoram a pressão arterial em repouso, particularmente exercícios isométricos. Os resultados desta análise devem informar futuras recomendações de diretrizes de exercícios para a prevenção e tratamento da hipertensão arterial”, afirmam os pesquisadores no artigo.
Outros benefícios
A análise dos resultados também mostrou que os exercícios de isometria contribuem para a saúde das articulações e resolvem desequilíbrios musculares. Tudo isso com a vantagem de serem facilmente executados.
“A maioria dos estudos que investigaram os benefícios dos exercícios isométricos para a saúde do coração exigiram apenas que os participantes fizessem um total de oito minutos de exercício por sessão. Numerosos estudos também mostram que esses exercícios só precisam ser realizados três vezes por semana durante três semanas para mudanças benéficas. Isso torna os exercícios isométricos fáceis de encaixar até mesmo nas agendas mais movimentadas”, afirma Walker.
Fonte: Metrópoles