Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça, será chefe interino do GSI, informa o governo
Ocupante anterior do GSI, general Gonçalves Dias pediu demissão após aparecer em vídeo circulando entre golpistas no Palácio do Planalto em 8 de janeiro.
Mais cedo, o ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão. Ele fez o pedido após circular vídeo em que aparece, junto com funcionário do GSI, circulando entre os invasores no Palácio do Planalto em meio aos atos golpistas de 8 de janeiro. O vídeo foi divulgado pela CNN Brasil.
"O presidente decidiu juntamente com o afastamento do general G Dias que haverá também o afastamento do secretário executivo do GSI e será nomeado interinamente como secretário executivo do GSI, respondendo interinamente pelo GSI o senhor Ricardo Cappelli.Portanto, tão logo seja publicado o diário oficial, o Ricardo vai ficar respondendo pelo GSI", afirmou Pimenta.
De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Capelli permanecerá à frente do GSI enquanto Lula define "uma estratégia definitiva sobre o futuro do GSI" junto com sua assessoria e demais ministros.
"O presidente entendeu que era importante que esse espaço fosse ocupado imediatamente. Capelli fez um trabalho muito importante como interventor aqui na segurança pública do Distrito Federal e, portanto, ele foi convidado e já aceitou o convite. Ele responderá interinamente pelo GSI", afirmou o ministro.
Questionado se existe chance de que o GSI seja extinto, o ministro afirmou que "não existe nenhuma discussão nesse sentido".
Também indagado se Ricardo Capelli pode permanecer à frente do ministério, Paulo Pimenta afirmou que "não existe nada nesse sentido".
Perfil do interino
Cappelli é jornalista e secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele foi nomeado interventor da Segurança Pública do Distrito Federal após as invasões de 8 de janeiro.
Foi escolhido pelo ministro Flávio Dino para ser o segundo no comando da pasta da Justiça. Ele foi secretário de comunicação de Dino quando o ministro governou o Maranhão.
Essa não é a primeira participação de Cappelli em uma gestão de Lula. Atuou no Ministério do Esporte, entre 2003 e 2006, como Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.
Fonte: G1