Rio tem deslizamentos, sirenes acionadas e quedas de árvores; rio em Petrópolis transbordou e quase 200 pessoas estão desalojadas em Angra
Defesa Civil foi chamada após sirenes serem acionadas nas comunidades da Formiga, Borel e no Morro do Andaraí. Petrópolis enfrenta temporal neste sábado e São João de Meriti entra em estado de alerta máximo por conta das chuvas fortes em diversos pontos.

A chuva forte causou estragos em diferentes pontos da capital, Baixada Fluminense, Região Serrana e no Sul e Costa Verde do Rio de Janeiro neste sábado (5).
A capital fluminense tem 18 pontos de alagamentos com bolsões d'água e queda de árvores em vários bairros.
No início da tarde, uma árvore caiu na entrada do Túnel Rebouças, sentido Zona Sul, deixando uma pessoa que estava em um carro ferida. Por volta das 13h20, a primeira galeria do túnel estava interditada.
O homem ferido foi levado para o Hospital Miguel Couto e ainda não há informações sobre o estado de saúde.
Ao longo da manhã, 10 sirenes foram acionadas pela Defesa Civil em três comunidades da Zona Norte do Rio por conta do grande volume de chuva.
Em Angra dos Reis, Sul Fluminense, quase 200 pessoas estão desalojadas. Choveu em 24 horas o dobro do que normalmente chove no mês de abril.
Em Petrópolis, na Região Serrana, o Rio Quitandinha transbordou e as ruas do Centro estavam interditadas no fim da manhã.
O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, entrou em estado de alerta máximo por conta das chuvas. Diversos pontos da cidade registraram mais de 80 mm de chuva nas últimas 24 horas.
Na BR-040, que ficou fechada por conta de alagamentos na sexta-feira, foram registrados mais bolsões d'água após um novo temporal em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã deste sábado.
Quase 200 desalojados em Angra
Em Angra dos Reis, a chuva forte deixa quase 200 pessoas desalojados no Sul Fluminense. O volume acumulado de chuva foi de 338 mm em 48 horas.
A concessionária que administra a Rio-Santos afirmou que realizou a interdição de trechos entre os kms 428 e 542, nas regiões de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Mangaratiba (RJ).
As interdições estão previstas para durar até pelo menos 12h deste sábado (5).
Quitandinha transbordou em Petrópolis
O município de Petrópolis, na Região Serrana, enfrenta fortes chuvas desde o início da manhã de sábado. O Rio Quitandinha transbordou e vários pontos da cidade sofrem com alagamentos e deslizamentos.
A Defesa Civil local acionou o segundo toque do sistema de sirenes nas regiões do Alto da Serra, Vila Felipe, São Sebastião e Alto Independência.
Na Região Serrana, o Cemaden alerta que previsão de chuvas persiste para este sábado (5), com acumulados que podem superar 100mm de chuva em 24 horas.
Por volta das 12h15, a subida da Serra de Petrópolis, na praça de pedágio em Duque de Caxias, foi reaberto ao tráfego. Durante a manhã, a via foi interditada preventivamente por medida de segurança, no sentido Juiz de Fora, ao longo da manhã.
Deslizamento no Andaraí
No Andaraí, um deslizamento atingiu uma casa durante a madrugada deste sábado no Morro do Andaraí. Não houve vítimas.
A estação Tijuca/Muda atingiu a marca dos 141,6 mm de chuva nas últimas 24 horas. Houve registro de chuva moderada na Ilha do Governador e em Anchieta durante a manhã, além de mais de 100 mm em outras estações desde sexta-feira.
As sirenes foram acionadas nas comunidades da Formiga, Borel e no Morro do Andaraí. Os pontos de apoio foram abertos para a população poder deixar suas casas e se abrigar até que os acumulados sofram redução.
BR-040
Na BR-040, altura de Duque de Caxias, foram registrados bolsões d'água nos seguintes trechos:
- Sentido RJ: km 112, 113 (Reduc), 114, 117, 118, e 124 (px Linha Vermelha).
- Sentido JF: Km 124, 122, 117 e 112.
- Queda de árvore deixa parcialmente interditada pista lateral no km 107.
Fonte: G1