Roberto Cidade cobra, mais uma vez, que superintendente do DNIT esclareça sobre o andamento das obras das pontes que desabaram na BR-319
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), solicitou, por meio de requerimento encaminhado no último dia 3 de dezembro, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para que o superintendente do órgão no Amazonas esclareça sobre o andamento das obras realizadas ou não nos trechos das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim, que desabaram na rodovia BR-319.
A convocação, em nome do superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, visa prestar esclarecimentos aos deputados estaduais quanto as medidas que, de fato, estão sendo executadas para garantir a trafegabilidade nos locais citados, tendo em vista o período de cheia dos rios.
“Essa convocação tem o objetivo de assegurar transparência, cobrar responsabilidade e buscar soluções efetivas para uma situação que afeta milhares de amazonenses. Não podemos normalizar o caos e deixar que tantos motoristas e moradores sejam penalizados com a inércia de um órgão público”, declarou.
“Desde o segundo semestre de 2022, a situação na rodovia vem se arrastando, sem uma solução eficaz. É preciso que o DNIT no Amazonas indique um prazo para retomada e conclusão desta obra. Esta rodovia é fundamental para o desenvolvimento do Amazonas, para o acesso ao Sul do Estado e para nos integrar ao restante do país por via terrestre”, completou o deputado presidente.
O presidente relembrou que Orlando Fanaia compareceu à Casa Legislativa em junho deste ano para esclarecer sobre o andamento das obras nos trechos das pontes e, na ocasião, o superintendente chegou a estipular prazo para a conclusão das edificações.
“O superintendente-regional comprometeu-se a entregar as obras de recuperação das pontes desabadas até outubro de 2024. Contudo, informações recentes apontam que o contrato no valor de R$ 43,3 milhões firmado com a empresa J. Nasser Engenharia para a reconstrução das pontes foi encerrado, deixando dúvidas quanto à continuidade e à conclusão das obras”, declarou.
No requerimento, Cidade quer que o superintendente do DNIT esclareça sobre: qual o status atual das obras nas pontes desabadas e os motivos que levaram ao encerramento do contrato com a empresa J. Nasser Engenharia; quais as ações emergenciais que estão sendo implementadas para garantir a trafegabilidade nos trechos afetados, considerando o período de cheia dos rios; qual o novo cronograma de execução e entrega das obras de recuperação das pontes, com os prazos revisados e as empresas responsáveis pelas intervenções; quais as medidas adotadas para evitar novos atrasos ou descontinuidade na execução das obras.
Pontes desabaram
A ponte sobre o rio Curuçá, localizada no quilômetro 23, da BR-319, no município do Careiro da Várzea, desabou no dia 28 de setembro de 2022, deixando quatro mortos e outras 14 pessoas feridas.
Logo depois, no dia 8 de outubro, a ponte Rio Autaz Mirim, no quilômetro 25, também cedeu, mas sem feridos.