Rock in Rio proibirá presença de candidatos às eleições nos palcos do festival

Organizadores publicaram comunicado explicando que festival acontecerá pela primeira vez, em 37 anos, durante período eleitoral e precisará se adequar à legislação

Rock in Rio proibirá presença de candidatos às eleições nos palcos do festival
Ilustração 3D de como será a Cidade do Rock no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, para a edição de 2022 do Rock in Rio. Wesley Allen

O Rock in Rio anunciou, nesta sexta-feira (26), que não permitirá a presença de candidatos às eleições de outubro nos palcos do festival, que acontecerá entre os dias 2 e 11 de setembro.

Em um informe publicado no Instagram oficial do evento, os organizadores explicaram que o evento acontecerá “pela primeira vez, em 37 anos, em período eleitoral e, por isso, está sujeito às leis específicas vigentes nesse período”.

Informe publicado pela organização do Rock in Rio sobre a presença de candidatos às eleições de 2022 no palco do festival. / Reprodução

Manifestações políticas de artistas e público

A dúvida em relação à legalidade de manifestações políticas por parte de artistas, ou até mesmo do público, durante eventos culturais é uma das questões mais frequentes em relação às eleições brasileiras.

O “CNN FAQ Eleições 2022” reúne essas principais dúvidas e explica que, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), as manifestações estão permitidas.

Há um entendimento de que a manifestação de apoio a um determinado candidato por parte de um artista não configura irregularidade na campanha eleitoral.

O mesmo vale para manifestações de apoio provindos do público presente e são assegurados pelo direito à liberdade de expressão.

Ilustração 3D de como será a Cidade do Rock no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, para a edição de 2022 do Rock in Rio. / Reprodução

Por: CNN Brasil