Samsung lança nova linha Galaxy S23 em 1º de fevereiro; veja o que esperar
Câmera é destaque do lançamento: com 200 megapixels no modelo Ultra, expectativa é de que faça imagens noturnas com maior qualidade
O próximo lançamento da Samsung tem previsão de chegar ao mercado brasileiro no dia 1º de fevereiro. A linha Galaxy S23, composta por três modelos de aparelho — o Galaxy S23, Galaxy S23+ e Galaxy S23 Ultra — será lançada em um evento físico em São Francisco, nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, será possível acompanhar o evento pelo canal de YouTube e redes sociais da empresa a partir das 14h45 (horário de Brasília), ou visitar a exposição interativa Galaxy Experience Spaces, onde os usuários poderão testar os diferentes recursos incluídos na linha Galaxy 23.
Em São Paulo, o espaço será realizado em uma loja pop-up no Shopping Eldorado, na zona oeste da capital paulista. As datas de início e fim do evento ainda serão divulgadas.
Câmera de 200 megapixels é destaque
A Samsung anunciou uma série de novidades para a linha de aparelhos — que promete bater de frente com a última linha da Apple, o IPhone 14.
Para Arthur Igreja, especialista em Tecnologia e Inovação, a câmera do aparelho é, de longe, o maior destaque do lançamento. Com 200 megapixels no modelo Ultra, a expectativa é de que faça imagens noturnas com maior qualidade. Para referência, a linha base dos Galaxy S22 trabalha com 50 megapixels — o IPhone 14, com 48 megapixels.
O Galaxy S23 e S23+ terão câmeras com 50 megapixels. A qualidade da imagem também ganha destaque pela qualidade da tela do aparelho, que será melhor que do IPhone 14.
“Hoje, a função menos relevante do telefone é, de fato, ser um telefone. Se você pegar a apresentação dos novos aparelhos de qualquer uma dessas empresas de tecnologia, a atenção dada à câmera é crescente ao longo do tempo. É uma parte central”, avalia.
Além disso, outra grande expectativa é o processador dos aparelhos, que promete mais eficiência e durabilidade. Lucas Cabral, do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) no Rio de Janeiro, acredita que a tecnologia competirá com o processador da Apple, até então referência no mercado.
Cabral também destaca o Wifi e Bluetooth dos aparelhos, que devem vir com melhor conexão e estabilidade. Outra novidade também é o eSIM, em que o usuário não precisa mais do chip físico para ter acesso a um número de celular, já que funciona de maneira digital. A Apple já havia implementado a tecnologia em sua linha de IPhones 12.
Galaxy S22: a linha base trabalha com 50 megapixels / Samsung/Divulgação
Preços ainda podem assustar
A empresa não divulgou os valores para a linha Galaxy23. Contudo, os especialistas consultados pela CNN afirmam que não deve ser diferente dos últimos lançamentos da marca: os preços devem ser o pesados para consumidores e curiosos.Para referência, os últimos três telefones mais básicos da linha foram lançados com os seguintes preços:
Igreja afirma que existem dois tipos de consumidores: os chamados early-adopters (primeiros adotantes, na tradução do inglês), aqueles que irão comprar o telefone independentemente do preço que a marca ofertá-lo; e aqueles que esperam pelos lançamento, pois sabem que o preço dos modelos antigos, como S22 e S21, serão reduzidos, dando uma chance para adquirir o aparelho.
O especialista acredita que os preços vão continuar nessa linha, com os aparelhos tratados como item de luxo pelas marcas. Com esse “pensamento VIP”, segundo ele, a tendência é que a oferta diminua e os preços aumentem.
Apesar de fidelização, competição com Apple continua
Para os especialistas, existe um mercado que está totalmente fidelizado à Apple, que não participará do lançamento do dia 1º. “Os entusiastas da marca não vão largar a Apple, ainda que o telefone custe o preço de um carro mais antigo. É um status”, argumenta Cabral.
O mesmo se aplica à Samsung. Igreja afirma que o mercado está consolidado e estável atualmente. “Contudo, essa linha do S23 vem para bater de frente com o IPhone 14”, acredita.
Ainda, o especialista acredita que a empresa tenha criado outras alternativas para competir com a rival, por meio de opções mais inovadoras como a linha Flip e Fold — de celulares dobráveis. “A Samsung está investindo demais nisso em especial em mercados como a Ásia, por exemplo, as vendas têm sido bastante expressivas”, explica.
Apesar de novidades de ambos os lados, para Igreja, faz tempo que esse meio não tem uma mudança radical. “Este mercado se tornou um absolutamente incremental.”
*Sob supervisão de Ana Carolina Nunes
Por: CNN Brasil