Semana Nacional da Saúde: SES-AM promove atividades gratuitas, em parceria com CNJ, TJAM e Fonajus
Programação acontece a partir de quarta-feira (09/04), até sexta-feira (11/04), nas unidades das zonas sul e norte de Manaus

Foto: Evandro Seixas/ SES-AM
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), promove uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. As atividades, que fazem parte da 1ª Semana Nacional da Saúde, serão realizadas de quarta-feira (09/04) a sexta-feira (11/04), na sede da SES-AM e nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e à Melhor Idade (Caimis), Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Policlínicas, Hospitais e maternidades das zonas sul e norte de Manaus.
As atividades têm à frente o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus). O objetivo do fórum é fortalecer a integração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de contar com a colaboração de órgãos e entidades públicas e privadas da área da saúde.
Durante a abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (07/04), no TJAM, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou a importância do Fonajus, que reúne diferentes órgãos e perspectivas para construir um sistema de saúde mais equitativo no Amazonas.
“O estado tem as suas singularidades. Fazer saúde no Amazonas é desafiador. Quando conseguimos que os vários olhares possam vir para a mesa de discussão, somando-se ao olhar técnico jurídico, quem tem a ganhar é a população. Eu estou muito otimista em relação aos próximos passos e os caminhos que vão ser seguidos por todos aqui”, disse a secretária.
A programação da SES-AM, durante a Semana Nacional da Saúde, contará com várias atividades educativas, entre as quais: orientações nutricionais com exposição de alimentos; palestras sobre saúde mental; e práticas integrativas com o uso de aromaterapia. As atividades acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 17h, e são voltadas para pacientes e profissionais da saúde. O objetivo é promover conhecimento e educação em saúde de forma acessível e inclusiva.
Programação da SES-AM
Na quarta-feira, a programação inclui palestras sobre orientações para uma alimentação saudável e sobre práticas integrativas e complementares de cuidado, como a aromaterapia e a reflexologia. As ações serão realizadas no Caic Alexandre Montoril, no bairro Petrópolis; na Policlínica Codajás e no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul, ambos na Cachoeirinha; e no SPA Zona Sul, na Colônia Oliveira Machado.
Na sexta-feira, acontecerão duas palestras: uma voltada para orientações nutricionais; e outra com o tema “Cuidando da mente – Estratégias para prevenir o Burnout”, apresentada em formato de exposição dialogada. As ações serão promovidas no Caimi André Araújo, no bairro Nova Cidade; no Hospital Francisca Mendes e na Maternidade Dona Nazira Daou, ambos na Cidade Nova 2; na Policlínica João dos Santos Braga, no SPA Eliameme Rodrigues Mady e na Maternidade Azilda da Silva Marreiro, todos localizados na Nova Cidade.
Iniciativa
A Semana Nacional da Saúde no Poder Judiciário foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução CNJ n.º 576/2024, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A iniciativa, promovida pelo Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, visa fortalecer a integração entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de contar com a colaboração de órgãos e entidades públicas e privadas da área da saúde. Grupos em situação de vulnerabilidade formam o público-alvo.
Foto: Evandro Seixas/ SES-AM