Sócio do Crystal Palace assina pré-contrato para compra da SAF do Botafogo

Presidente Durcesio Mello comemora: 'Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro"

Sócio do Crystal Palace assina pré-contrato para compra da SAF do Botafogo
Durcesio Mello, presidente Botafogo, celebrou o avanço na transformação do clube — Foto: Botafogo F.R.

O empresário americano John Textor e o Botafogo assinaram nesta sexta-feira um pré-contrato que dá ao empresário inglês a prioridade na compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube alvinegro.

- É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial. Agora, iniciamos uma segunda etapa do processo, igualmente importante, antes de formalização da nova constituição jurídica - disse Durcesio Mello, presidente do Botafogo.

- Agradeço a todos que se empenharam, de forma executiva e profissional, para esse momento. O torcedor alvinegro, que por anos esteve ao nosso lado mesmo em períodos de grandes dificuldades, está de parabéns pelo apoio incondicional e por acreditar no profissionalismo da gestão - prosseguiu Durcesio, ao site oficial do clube.

Jorge Braga, CEO do Botafogo, também festejou o compromisso firmado com o americano John Textor:

- Foram nove meses de muito trabalho sério e profissional para chegar ao fim de 2021 com o Botafogo na Série A e agora com um investidor na SAF. Estou muito feliz por poder contribuir com o Glorioso.

Na negociação, John Textor deve fazer um empréstimo-ponte para viabilizar a operação do Botafogo no primeiro semestre de 2022. A expectativa dos executivos que tocam a negociação é que o processo de compra possa ser concluído até metade de janeiro.

Quem é John Textor?

Textor é um empresário americano com negócios ligados à mídia. Foi executivo da Digital Domain, empresa de efeitos especiais que trabalhou em diversos filmes. Ele comprou a participação no Crystal Palace em agosto por 103 milhões de euros. Sua oferta de 50 milhões de euros por 25% do Benfica acabou não prosperando.

O empresário começou sua carreira como programador. Depois da Digital Domain, ele fundou e foi executivo principal da fuboTV, empresa de streaming baseada nos EUA com foco em distribuição esportiva e entretenimento em geral. O IPO (lançamento de ações) da fuboTV na Bolsa de Nova York gerou uma avaliação de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões) em outubro de 2020.

A revista Forbes classificou Textor em 2016 como “guru da realidade virtual de Hollywood”. Ele é conhecido por defender o casamento da mídia com tecnologia.

O empresário americano está montando um portfólio de clubes ao redor do mundo. Além de ter 18% das ações do Crystal Palace, Textor tentou negociar também a compra da SAD (Sociedade Anônima de Desportos) do Benfica, mas o negócio acabou não saindo. O americano está perto de adquirir participação no RWD Molenbeek, da segunda divisão belga.

Fonte: GE