Sommelière e graduada em Letras pela Ufam é convidada a compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia

Sommelière e graduada em Letras pela Ufam é convidada a compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia
Divulgação

A Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), vai diplomar novos acadêmicos titulares em solenidade de diplomação e posse nesta sexta-feira (28/3), às 18h30, no auditório Rubi da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional do Amazonas (OAB-AM), na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 2.000, Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. E entre os novos acadêmicos está a graduada em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ana Carolina Vale, cujo trabalho na faculdade teve ênfase em latim antigo e sociolinguística, com publicações na área. Além de mestra e sommelière com especialização em harmonizações, atualmente é perita criminal na área Grafotécnica.


Ana Carolina se junta ao grupo de autoridades do Judiciário, escritores, artistas, professores, pesquisadores, cientistas e diversos talentos que fazem da Alcama uma entidade voltada para o desenvolvimento da pesquisa, da literatura, da arte, da cultura e do crescimento regional. A graduada em Letras se dedica ainda aos idiomas, estudando inglês (avançado), latim antigo (avançado), grego antigo (intermediário), espanhol (intermediário), italiano (intermediário), e francês (intermediário).


“Esta honraria chega em um momento de muito trabalho, êxitos e conquistas. Na Ufam, foram anos de dedicação, estudo e de diálogo sobre a educação e a cultura democrática baseada na fala e na ação. É pela educação que podemos concretizar a inclusão social e a sustentabilidade, permitindo às gerações do presente e do futuro sua participação no processo, com qualidade e espírito crítico. É a partir do ensino que podemos destacar o cotidiano, o normal, o comum, transformando-os em especiais e de qualidade excepcional”, comentou a futura acadêmica.


Um dos seus trabalhos publicados é o “Estudo variacionista sobre o /S/ em coda silábica no falar dos habitantes de Fonte Boa (Amazonas)”, apresentado no 29º Congresso de Iniciação Científica da Ufam, em 2021. O estudo compõe os projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) de 2019/2020, e enriquece o conhecimento das áreas dialetais Brasileiras, tratando sobre a influência regional no falar dos habitantes do município.


Carolina ainda é formada pela Escola Amazônia da Cerveja (EAC), tem curso de MKT Cervejeiro e Tecnologia Avançada Cervejeira, e é empreendedora com a Drinkability.