SpaceX atinge marco inédito em quarto teste de lançamento do foguete Starship

Empresa conseguiu recuperar parte do conjunto que compõe foguete Starship para reuso em futuros testes

SpaceX atinge marco inédito em quarto teste de lançamento do foguete Starship
Reprodução

A SpaceX, empresa de viagens e transporte espacial liderada por Elon Musk, atingiu um marco inédito na manhã desta quinta-feira (6) durante o quarto teste de lançamento realizado com o conjunto de transporte Starship. Pela primeira vez, o booster Super Heavy, que dá propulsão ao veículo, fez um pouso suave para ser recuperado e reutilizado em testes e voos futuros. Este era o objetivo principal do experimento.

O conjunto Starship é composto pela espaçonave Starship e pelo booster Super Heavy. O foguete é considerado o maior e mais potente já produzido pela humanidade.

No teste desta quinta-feira, o booster fez o pouso no Golfo do México cerca de sete minutos após o início do lançamento. Veja o momento abaixo.

A nave Starship caiu sobre o oceano Índico após mais de uma hora do voo que levou o veículo para fora da Terra e de volta ao planeta.

Testes anteriores da Starship

O terceiro teste da Starship, realizado em 14 de março deste ano, representou alguns outros marcos para o projeto, incluindo a primeira reentrada atmosférica do conjunto (retorno à Terra), a primeira abertura da porta de cargas no espaço e uma demonstração de transferência de propelente (combustível). “O último teste forneceu dados valiosos para eventuais transferências de propelente entre naves, que possibilitarão missões como o retorno de astronautas à Lua sob o programa Artemis da Nasa [agência espacial dos Estados Unidos]”, diz uma nota da Spacex.

O programa Artemis planeja fazer o retorno da humanidade à Lua em 2025.

O segundo voo do Starship realizado pela SpaceX ocorreu em novembro de 2023, mas uma falha levou os engenheiros a perderem contato com a nave no espaço.

O Starship deixou a base da empresa de Elon Musk, também em Boca Chica, no Texas, por volta das 10h (horário de Brasília). O voo foi inicialmente bem-sucedido, já que o foguete conseguiu chegar ao espaço pela primeira vez. Porém, cerca de 10 minutos após o lançamento, a equipe da SpaceX em solo parou de receber dados do segundo estágio da nave.

Os engenheiros acreditam que o módulo se perdeu no espaço. O primeiro teste, em abril do mesmo ano, também teve problemas, terminando em uma explosão.

Fonte: CNN