Starlink, empresa de Elon Musk, vai oferecer internet para celular
Inicialmente o serviço vai operar apenas nos Estados Unidos
A Starlink vai permitir a conexão de celulares em seu serviço de internet via satélite, anteriormente exclusivo para desktops. A inovação da empresa de Elon Musk já opera nos Estados Unidos, com o envio de mensagens de texto online.
Reportagem do Estadão informou que o objetivo do sistema é levar internet a lugares remotos, onde há problemas na conexão. O próximo passo, nos Estados Unidos, é expandir o serviço com a possibilidade dos usuários realizarem ligações de áudio e vídeo além do envio das mensagens de texto.
Diferentemente dos sistemas convencionais de internet que operam com torres terrestres de transmissão de sinal, a Starlink troca dados com os aparelhos exclusivamente através de seus satélites em órbita. A operação permite levar conexão a lugares onde há pouca infraestrutura, mais afastados de torres de transmissão de companhias convencionais.
Ainda conforme o Estadão, o serviço já havia sido utilizado em situações emergenciais nos Estados Unidos, como durante a passagem do furacão Helene. Aprovado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), o sistema opera em parceria com operadores de celular, como a T-Mobile, por exemplo.
Por: GZT