Tempestade tropical ameaça trazer fortes chuvas e ondas mortais para ilhas havaianas
Fenômeno deve provocar até 200 mm de chuva até quinta-feira (20) na maior ilha do arquipélago
A Ilha Havaí — a maior do arquipélago havaiano — está sob alerta de tempestade tropical, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
A tempestade tropical Calvin deve passar por cima ou ao sul da ilha, ameaçando trazer ondas costeiras perigosas, chuvas fortes e rajadas de vento para a área.
Espera-se que a tempestade continue sendo fraca enquanto avança rapidamente para o oeste e passa pelo estado. No final da noite de segunda-feira (17), a tempestade estava a cerca de 920 km a leste de Hilo, com ventos máximos sustentados de 72 km/h.
As fortes chuvas representam a ameaça mais significativa, provocando alertas de inundação para as ilhas de Maui, Molokai, Lanai, Kahoolawe e a Ilha Havaí desde a noite desta terça-feira (18) até a tarde de quarta-feira (19).
“Chuvas excessivas podem levar a inundações e deslizamentos de terra em terrenos íngremes, especialmente nas encostas voltadas para leste e sudeste”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia de Honolulu, capital do estado norte-americano.
A tempestade também deve gerar ondas grandes e rápidas ao longo das costas voltadas para o leste nesta terça e na quarta-feira, disse o serviço meteorológico em um tweet. A agência alertou que o surf elevado pode se tornar uma ameaça à vida em algumas áreas.
Entre 100 e 200 mm de chuva estão previstos até quinta-feira (20), principalmente ao longo da área oeste da Ilha Havaí, e 25 a 100 mm são esperados em outras partes do estado, disse o centro de furacões.
Com informações de Robert Shackelford/ CNN