Tragédia na República Dominicana: o que se sabe sobre desabamento de casa noturna

Autoridades locais enviaram 370 socorristas ao local; autoridades correm contra o relógio em busca de sobreviventes

Tragédia na República Dominicana: o que se sabe sobre desabamento de casa noturna
Desabamento da casa noturna Jet Se,t em Santo Domingo, na República Dominicana, deixou 113 mortos até o momento — Foto: Alfred Davies/AFP

Rubby Pérez estava cantando no palco quando o teto do local onde ele se apresentava em Santo Domingo desabou. O ídolo merengue morreu na tragédia, que deixou 124 mortos até o momento. O desabamento na casa noturna Jet Set, nesta terça-feira, e as autoridades correm contra o relógio em busca de sobreviventes.

O incidente

O teto do Jet Set desabou às 00h44, horário local, de terça-feira (01h44 em Brasília). Vídeos nas redes sociais mostram o momento em que tudo ficou escuro enquanto Pérez cantava. As autoridades enviaram 370 socorristas ao local, que, visto de cima, revelava um enorme buraco no teto desabado.

O teto do Jet Set desabou às 00h44, horário local, de terça-feira; vídeos nas redes sociais mostram o momento em que tudo ficou escuro enquanto Pérez cantava — Foto: Francesco Spotorno/AFP
O teto do Jet Set desabou às 00h44, horário local, de terça-feira; vídeos nas redes sociais mostram o momento em que tudo ficou escuro enquanto Pérez cantava — Foto: Francesco Spotorno/AFP

Dezenas de pessoas se reuniram ao redor da casa noturna, do lado de fora dos hospitais e do necrotério, em busca de notícias dos familiares. O diretor do Centro de Operações de Emergência (COE), Juan Manuel Méndez, informou 124 mortes nesta quarta-feira.

Rubby

Roberto Antonio Pérez Herrera fez todo o Caribe dançar sob o nome de Rubby com sucessos como "Volveré", "Enamorado de Ella" e "Buscando tus besos". Ele foi uma das vozes mais emblemáticas do merengue.

"O amigo e ídolo de nosso gênero acaba de falecer", lamentou outra lenda desse ritmo dançante, Wilfrido Vargas, com quem Rubby Pérez alcançou a fama há mais de quatro décadas.

Outros artistas latinos prestaram homenagem à "voz mais alta do merengue". Seu empresário, Enrique Paulino, disse à AFP que seus sete filhos - cinco meninas e dois meninos - já estavam em Santo Domingo para o funeral, embora uma data ainda não tenha sido definida.

As vítimas

Não está claro quantas pessoas compareceram ao evento "Lunes Jet Set", que apresentava semanalmente bandas locais e internacionais. O local tem capacidade para 700 pessoas sentadas e cerca de 1.000 em pé. O canal SIN informou que havia 267 reservas naquela noite, algumas com até 10 pessoas.

Além de Pérez, também morreu a governadora da província de Monte Cristi, Nelsy Cruz, e os ex-jogadores de beisebol Octavio Dotel e Tony Blanco. Os times pelos quais jogaram nos Estados Unidos prestaram homenagem a eles.

Antecedentes

O desabamento da Jet Set é uma das maiores tragédias da República Dominicana, país caribenho que reorientou com sucesso sua economia para o turismo, com mais de 11 milhões de visitantes em 2024, segundo o Ministério do Turismo.

Em 2023, 38 pessoas morreram em uma explosão em San Cristóbal, a meia hora de carro de Santo Domingo. Quatro edifícios foram destruídos e outros nove foram danificados.

Duas décadas antes, em 2005, 136 detentos de uma prisão em Higüey (leste) morreram em um incêndio causado por uma briga entre detentos.

Fonte: Globo.com