Twitter proíbe conteúdos com desinformação sobre mudanças climáticas
Companhia informou que o negacionismo climático não deve ser monetizado na rede social
Twitter está proibindo anúncios enganosos que vão contra o consenso científico das mudanças climáticas, anunciou a empresa na última sexta-feira (22), quando foi comemorado o Dia da Terra.
“Acreditamos que o negacionismo climático não deve ser monetizado no Twitter, e que anúncios deturpados não devem prejudicar conversas importantes sobre a crise climática”, disse o Twitter em um post.
Aqueles que negam os efeitos das mudanças climáticas têm como alvo sites como Twitter e Facebook, permitindo que alcancem centenas e milhares de usuários dessas plataformas com alegações falsas.
Aqueles que negam os efeitos das mudanças climáticas têm como alvo sites como Twitter e Facebook, permitindo que alcancem centenas e milhares de usuários dessas plataformas com alegações falsas.
A mudança anunciada não indicou se o Twitter iria banir ou excluir as contas de usuários que postam informações erradas sobre mudanças climáticas.
A postagem no blog do Twitter citou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, cujo relatório recente pediu “reduções imediatas e profundas de emissões” para combater os impactos do aquecimento global.
A gigante da tecnologia disse que está trabalhando para adicionar mais “contexto confiável e autoritário” às conversas sobre o clima em sua plataforma.
O movimento do Twitter segue em linha com outras atitudes tomada por companhias de tecnologia. No início deste mês, o Pinterest anunciou que proibirá os usuários de compartilhar informações erradas sobre o clima em seu site, banindo o conteúdo completamente. Também removerá postagens que negam as mudanças climáticas.
E no ano passado, o Google anunciou que estava banindo anúncios em conteúdo de negadores das mudanças climáticas em sua plataforma, além de proibir anúncios que negassem as mudanças climáticas.
Separadamente, horas após a atualização da política do Twitter, os formuladores de políticas europeus chegaram a um acordo sobre regulamentações tecnológicas abrangentes que incluíam regras mais rígidas sobre como as plataformas regulam a desinformação e o conteúdo ilegal nas mídias sociais e outras plataformas.
A Big Tech vem enfrentando uma pressão crescente para combater a disseminação de desinformação climática em suas plataformas.
Uma carta aberta assinada por mais de 200 cientistas, ativistas e organizações em novembro passado pedia que os CEOs de empresas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, Google, Twitter, TikTok, Pinterest e Reddit, estabelecessem políticas de desinformação climática semelhantes às que eles implementaram. para Covid-19.
Em novembro passado, o Twitter lançou esforços para desmascarar preventivamente a desinformação sobre tópicos como mudanças climáticas, direcionando os usuários para hubs online com informações confiáveis em sua plataforma. O Twitter também aderiu ao pacto climático da UE no início de fevereiro, comprometendo-se a aumentar os esforços na promoção de informações climáticas confiáveis.
*Com contribuição de Clare Duffy e Rishi Iyengar, da CNN Business