Vacinas contra Covid-19 para crianças são distribuídas a municípios do Amazonas
Nota informativa da FVS-RCP destaca quantitativo de doses para cada cidade
O quantitativo de doses para cada uma das cidades do Amazonas está descrito em nota informativa, disponível em anexo.
Para a capital do estado, Manaus, que iniciou a vacinação contra Covid-19 para este público nesta segunda-feira (17/01), foram encaminhadas 17.250 doses do imunizante pediátrico da Pfizer contra o novo coronavírus. Para os demais municípios, estão sendo distribuídas 280 doses.
O quantitativo é determinado a partir da quantidade de doses enviada pelo Ministério da Saúde (MS). As doses estão armazenadas em câmara fria na sede da FVS-RCP em Manaus.
A vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos funciona por escalonamento a partir de grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/MS). Nesta primeira fase da campanha, as doses estão disponíveis para crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades.
A Nota Informativa Conjunta nº 004/2022, da FVS-RCP e SES-AM, reforça as orientações técnicas do PNI/MS, entre as quais a de que os pais e/ou responsáveis pelas crianças a serem vacinadas devem estar presentes no ato da vacinação, manifestando concordância com a aplicação da dose. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, conforme a nota informativa, a vacinação deverá ser autorizada mediante termo por escrito.
Outra orientação técnica é que as crianças permaneçam no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que sejam observadas durante esse breve período pela equipe de saúde.
“Todas as orientações técnicas devem ser seguidas fielmente. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para estar atentos à vacinação, que tem o objetivo de proteger as crianças contra a infecção”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.
A enfermeira Cleia Martins, do PNI no Amazonas, detalha que os municípios fazem a retirada das vacinas diretamente na sede da FVS-RCP. “Mediante o quantitativo da nota informativa, os representantes das cidades retiram e já encaminham as doses para a realização da campanha de vacinação por meio da secretaria de Saúde de cada cidade”, disse.
Um dos municípios que retiraram as doses da vacina pediátrica nesta segunda-feira (17/01) foi Careiro da Várzea. “Estamos na expectativa por essa vacina, principalmente depois desse aumento de casos de Covid-19 em todo o estado. Então, viemos buscar as doses para o município”, disse Silas Costa da Silva, representante municipal da localidade.
Comorbidades – Conforme a nota informativa, as comorbidades em crianças de 5 a 11 anos consideradas nesta fase da campanha de vacinação contra Covid-19 incluem: doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinapatias graves, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão alvo, obesidade, doenças cerebrovasculares, hepatopatias e síndrome de Down.
Escalonamento – O cronograma segue com indígenas e quilombolas; e crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.
Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.