“Vamos tentar antecipar doses”, afirma Queiroga à CNN sobre vacina infantil
Ministro da Saúde diz que solicitou à Pfizer o envio de mais imunizantes; primeiro lote chegou na madrugada desta quinta-feira (13)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à CNN, nesta quinta-feira (13), que solicitou à Pfizer o envio antecipado de mais doses da vacina contra o coronavírus para crianças. “Vamos tentar antecipar doses. Depende da Pfizer”, respondeu o ministro.
Nesta semana, o governo anunciou que receberá 600 mil doses antecipadas, o que totaliza, até o momento, 4 milhões de vacinas pediátricas em janeiro. Esse número, no entanto, é insuficiente para garantir boa cobertura de primeira dose da vacina antes do início do retorno das aulas.
Queiroga estará em São Paulo no Centro de Distribuição de Vacinas, em Guarulhos, para receber o primeiro carregamento de doses infantis da Pfizer. Como a CNN antecipou, os imunizantes chegaram na madrugada desta quinta-feira, por volta de 4h30 da madrugada.
Também nesta quinta, o governo prevê solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que libere o uso de autotestes, ou seja, testes caseiros para detectar coronavírus. “Área técnica cuida disso”, afirmou.
O ministro ressaltou que, para o governo, o mais importante é evoluir com a vacinação de adultos. “O mais importante é ampliar a segunda dose e dose de reforço. Há muitos estados com estoque de vacina. Essa é a prioridade”, afirmou.