Veja o que se sabe e o que ainda falta saber sobre explosão de mala no Aeroporto em Guarulhos
A bagagem chegou a bater no forro e parte do teto do aeroporto se desprendeu. A explosão teria sido causada por uma máquina de fazer água com gás, mas ainda não se sabe se houve vazamento no cilindro de dióxido de carbono, CO2, que fica acoplado à máquina
Uma mala de um passageiro que vinha dos Estados Unidos explodiu na manhã desta segunda-feira (12) no terminal 1 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Veja o que se sabe sobre a explosão
O que causou a explosão?
A explosão teria sido causada por uma máquina de fazer água com gás do passageiro, mas ainda não se sabe se houve vazamento no cilindro de dióxido de carbono, CO2, que fica acoplado à máquina.
Para a administração do aeroporto afirmou que houve "uma intercorrência com spray" enquanto a bagagem estava na área de check-in.
A perícia na área e no objeto deve determinar o que ocorreu.
Segundo a física, Marcilei Guazzelli, possivelmente o cilindro que estava com o passageiro já estava com o problema, no momento da compra.
Também pode ter havido um problema no rosqueamento do cilindro, que pode ter vazado.
"A temperatura também pode ter sido um fator para a explosão, por todos os aeroportos que ele passou o único local com temperatura alta foi em Guarulhos. Existe também o fator coincidência né, e o fator tempo, desde quando ele saiu de lá [dos Estados Unidos], onde o produto foi vazando até explodir", afirma.
"Ainda com a influência da temperatura, a diferença é muito pequena, tem que ter um vazamento para explicar a explosão. É necessário verificar também se era uma bagagem de mão ou se ela veio direto até Guarulhos, no bagageiro, tudo isso pode ter impactado no ocorrido", continuou.
Por quantos aeroportos o passageiro passou antes de chegar em SP?
O dono da mala, Flider Nascimento de Moraes, contou à reportagem da TV Globo que estava nos Estados Unidos e desembarcou em Guarulhos no período da manhã para pegar um voo até Belo Horizonte (MG). Para vir ao Brasil, ele passou pelos aeroportos de Dallas, Boston e Chicago.
"Na hora que explodiu, eu fiquei sem reação. Foi quando eu estava fazendo o check-in para ir para Belo Horizonte. A máquina que explodiu. Fiquei muito preocupado, com medo. Imagina se tivesse explodido dentro do avião. Esse foi meu choque", afirmou Flider.
Máquina de fazer água com gás explodiu dentro da mala. — Foto: Reprodução
Mala explode em aeroporto de Guarulhos — Foto: Hermínio Bernardo/TV Globo
Onde ocorreu?
No terminal 1 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta segunda-feira (12). Por conta da explosão, uma parte do teto do aeroporto se desprendeu, já que a bagagem chegou a bater no forro.
Alguma pessoa ficou ferida?
Nenhuma pessoa ficou ferida.
O aeroporto se manifestou?
Em nota, a GRU Airport, que administra o terminal, confirmou que houve uma "intercorrência com spray enquanto a bagagem estava na área de check-in. Uma perícia será feita na área."
"A concessionária esclarece que a equipe de segurança foi prontamente acionada e não houve nenhum dano. O aeroporto está operando normalmente."
Fonte: G1