Vendas de automóveis têm alta de 9% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023

Em entrevista à CBN, o presidente da Anfavea diz que o mercado tem boas expectativas para, em 2026, retomar ao patamar de vendas de 2014.

Vendas de automóveis têm alta de 9% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023
Indústria automobilística — Foto: Divulgação/Fiat

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores registrou uma alta de vendas de autoveículos de mais de 13% em março, com 187 mil compras. O crescimento é em relação a fevereiro. Com isso, no acumulado do trimestre, a indústria automotiva teve crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, com mais de 514 mil veículos vendidos.

As informações foram em entrevista a Mílton Jung e Cásia Godoy no Jornal da CBN por Márcio de Lima Leite, Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. De acordo com ele, o ano deve ser marcado com cerca de 2,4 milhões de vendas.

Com esses dados, a expectativa é que, em 2026, o Brasil retome o patamar de 3 milhões de unidades vendidas. A última vez que o mercado chegou nesse marco foi em 2014.

Em meio a isso, o governo federal vai investir mais na indústria automotiva através do programa Mover. Ele dará até R$ 19 bilhões aos fabricantes de veículos. Márcio de Lima explica, inclusive, que o setor tem trabalhado na medida com o governo nos últimos meses. As regras foram definidas na última semana.

Fonte: CBN